17 OUT 2023
SAÚDE
Livro inspirado no trabalho do Caps Infantil ‘Catavento’ é homenageado durante o 31º Congresso de Fonoaudiologia
Obra infanto-juvenil foi escrita por fonoaudiólogas da Prefeitura de Marília e recebeu Menção Honrosa no maior Congresso de Fonoaudiologia da América Latina
As fonoaudiólogas Roberta Vieira e Juliana Bonatto, servidoras municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, tiveram livro terapêutico infanto-juvenil premiado com menção honrosa no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que ocorreu de 3 a 6 de outubro no Rio de Janeiro. ‘E o Risco Virou Palavra’ é uma obra infanto-juvenil escrita a partir da prática terapêutica no campo da saúde mental e estudos de caso do trabalho de fonoaudiologia praticado no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps) ‘Catavento’.

Conforme as autoras, apesar do senso comum atribuir à fonoaudiologia apenas o papel de reabilitar a fala, essa área do conhecimento também é responsável por possibilitar o uso da linguagem para a redução dos sofrimentos psíquicos. No trabalho no Caps, as terapeutas se depararam com casos de adolescentes que realizam autolesões não-suicidas (cortes no próprio corpo). Por compreenderem a importância do papel da linguagem, as terapeutas atuam na perspectiva de que, oferecer escuta e proporcionar a nomeação das dores psíquicas, os cortes no corpo podem ser reduzidos.

O livro, além de ser recurso terapêutico, é também auxiliar em práticas de prevenção e promoção de saúde, especialmente em escolas. O livro foi apresentado no congresso e após o relato de experiência, que apontou a confecção e o uso terapêutico do livro, o trabalho recebeu menção honrosa. “Em um momento social de altos índices de suicídios e de ocorrências de autolesões não-suicidas, o prêmio é importante por ampliar o espaço da fonoaudiologia no cuidado em saúde mental”, afirmou Roberta Vieira.

“O livro trata questões como ‘O que acontece quando algo que sentimos não é nomeado?’. A palavra ‘risco’ do título do livro faz alusão às ‘automutilações’, que ferem os corpos dos adolescentes e marcam toda nossa sociedade. Ele estimula como usar a palavra como algo transformador, por ajudar a nomear e compreender os sentimentos”, explicou Juliana Bonato.
De acordo com as observações da encarregada municipal de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Edinalva Neves Nascimento, a premiação do trabalho realizado pelas fonoaudiólogas na Saúde Mental teve reconhecimento nacional, sendo fruto de muito estudo e dedicação das profissionais nesta área. O secretário municipal de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli, parabenizou a conquista, lembrando que de forma recorrente a rede básica de saúde de Marília recebe prêmios. “Nossa rede é composta por servidores comprometidos e dedicados, ficamos muito felizes com mais esta premiação, o que comprova que os esforços por uma saúde cada vez melhor em Marília estão sendo reconhecidos”, concluiu o secretário municipal de Saúde. Dr Osvaldo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024