Clique aqui e consulte nossas políticas.
25 OUT 2023
EDUCAÇÃO
Marília realiza etapa regional da Conferência Nacional da Educação 2024 e elege seis delegados para fase estadual
Plenária aconteceu durante dois dias e abertura ocorreu no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’ na segunda, dia 23
Educadores de Marília e de outros 22 municípios da região, a exemplo de Álvaro de Carvalho, Garça, Oscar Bressane e Vera Cruz, participaram entre os dias 23 e 24 de outubro - segunda e terça-feira desta semana - da etapa regional da Conferência Nacional de Educação 2024. A solenidade de abertura ocorreu na noite de segunda-feira, dia 23, no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’, no centro, e reuniu autoridades locais, a exemplo do secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi - que na ocasião representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, dirigente regional de ensino de Marília, professora doutora Ana Luiza Bernardo Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Marcelo de Souza Fermino, secretária municipal da Educação de Garça, professora Janete Aparecida Barros Arranha Conessa e a professora Flávia Lopes de Cerqueira Gimenes de Oliveira, coordenadora da comissão que organizou a etapa regional da conferência nacional.

As atividades para a composição das diretrizes regionais na cooperação com a composição do Plano Nacional de Educação, que terá vigência por um período de 10 anos, de 2024 a 2034, tiveram como tema a política de Estado para a garantia da educação. Política de Estado consiste em fundamentos e princípios para nortear as decisões públicas. No segundo dia da conferência, seis educadores representando Marília e região foram eleitos delegados para a etapa estadual da conferência nacional 2024. O tema da fase regional, consistiu na seguinte frase: ‘Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental e sustentável’. Os eixos temáticos, que nortearam debates e plenária, foram: ‘PNE - Plano Nacional de Educação - como articular do sistema nacional de Educação’, ‘Financiamento público da educação pública’ e ‘Educação comprometida com justiça social’.

A conferência consistiu numa realização da Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal da Educação, Conselhos Municipais de Educação de Marília e região (CME, CAE e CACS-Fundeb) e Diretoria Regional de Ensino de Marília, órgão da Secretaria de Estado da Educação (Governo do Estado de São Paulo). O evento teve apoio direto do Ministério da Educação (Governo Federal), Fórum Nacional da Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal da Cultura de Marília.

Os delegados eleitos para representar as 23 cidades desta parte do Estado de São Paulo foram os professores: Éllen Matsuchita, Carmen Luiza Urquiza de Souza e Dominyque Domingos de Oliveira (Educação Básica); Marcelo de Souza Fermino e Izadora Maleski Serrano Alves (Ensino Superior) e Luís Fernando de Sena (Ensino Profissionalizante).

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-apresenta-documento-orientador-para-370-auxiliares-de
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação apresenta documento orientador para 370 auxiliares de desenvolvimento escolar da rede municipal de ensino de Marília