Clique aqui e consulte nossas políticas.
27 OUT 2023
Marília participa do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq
Plano Municipal para Infância e Adolescência é analisado e distribuído em encontro com várias secretarias municipais
A Prefeitura Municipal de Marília participa do Programa Prefeito Amigo da Criança, uma iniciativa da Fundação Abrinq lançada em 1996 voltada para mobilizar, valorizar e assessorar Municípios em prol da defesa da infância e da adolescência. Encontro multissetorial, liderado pela Secretaria Municipal da Educação e com as presenças de várias pastas, incluindo Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos, Fazenda, Divulgação e Comunicação, Gabinete do Prefeito Municipal e Esportes, analisou as políticas públicas voltadas à infância e a adolescência, além de enfatizar o atual Plano Municipal para Infância e Adolescência.

Os participantes receberam exemplares do plano, que configura como importante política pública e que entre os anos de 2018 e 2023 passou por uma revisão e atualização. O grupo de estudos de revisão do plano foi liderado pela professora Karina Carrião Gomes de Oliveira. O processo de atualização reafirmou o compromisso de Marília em priorizar a criança e o adolescente na gestão pública, por intermédio das orientações e metodologias propostas pela Fundação Abrinq. No primeiro semestre de 2023 houve continuidade dos encontros mensais, seguindo o processo de revisão iniciado em 2018. Os diversos diagnósticos e as propostas socializadas contribuíram para a adequação do plano à realidade municipal. “O plano prima pela defesa e efetivação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, consistindo num compromisso político-social, que conta com atuação intersetorial e em rede”, contextualizou o secretário da Educação, professor Helter Bochi.

O Plano Municipal para Infância e Adolescência de Marília apresenta metas bem específicas, com previsões de ações e também de projetos articulados que visam à mobilização municipal pela promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes da cidade. Helter Bochi ponderou que o Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, proporciona uma somatória de ações de política pública em prol da infância e adolescência, contemplando também mecanismos de defesa dos direitos humanos e de transparência na gestão pública. “Importante é olhar para as crianças e para os adolescentes, compreendendo que todos devem estar mobilizados pela proteção integral de nossas crianças, de nossos alunos e de nossos adolescentes”, considerou.

O encontro multissetorial, realizado na quarta-feira, dia 25 de outubro no auditório do segundo andar da Prefeitura Municipal de Marília, contou com as presenças dos secretários Delegado Wilson Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social), Ramiro Bonfietti (Fazenda), Mauro Brito de Abreu (Divulgação e Comunicação), Levi Gomes de Oliveira (chefe de gabinete do prefeito Daniel Alonso), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Cássio Luiz Pinto Júnior, o Cassinho (Administração Municipal). Também compareceram representantes das secretarias municipais de Direitos Humanos, Esportes e Saúde.

Fotos: Mauro Abreu

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-apresenta-documento-orientador-para-370-auxiliares-de
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação apresenta documento orientador para 370 auxiliares de desenvolvimento escolar da rede municipal de ensino de Marília