13 NOV 2023
Imprensa repercute melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde em Marília
Reportagem traz o ranking do Programa Previne Brasil que avalia indicadores relacionados ao pré-natal, saúde da mulher, saúde infantil e doenças crônicas
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, é a responsável por oferecer o primeiro nível de atenção em saúde para a população, chamado de Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Através das Unidades de Saúde (USFs e UBSs), são realizadas consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos. O Programa Previne Brasil realiza ranking de cada cidade brasileira e Marília melhorou sua pontuação nos últimos 12 meses, passando da nota de 6,8 para 7,31 no mesmo período deste ano.

A pesquisa elaborada pelo programa revela avanços significativos na área da atenção primária à saúde, pontuando indicadores relacionados ao pré-natal, saúde da mulher, saúde infantil e doenças crônicas. O site Marília Notícia, por exemplo, ressaltou que o crescimento de Marília no ranking do Previne Brasil poderia ser um indicador de referência do Ministério da Saúde. A enfermeira responsável pela equipe técnica de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Cristiane Costa e Silva Menegucci, confirma e destaca que o Município inclusive deve conseguir mais recursos federais por causa da melhoria da boa pontuação.

“O ranking ajuda a demonstrar a avaliação que o Ministério da Saúde faz dos indicadores da Atenção Primária, pois ele reflete o aprimoramento da qualidade dos serviços que envolvem múltiplas disciplinas. A melhoria dessa qualidade é o resultado de toda uma proposta de ação que envolve a todos, de todas as unidades, de todas as áreas técnicas, e esse ranking revela um esforço árduo de todos os servidores da saúde em melhorar cada vez mais a qualidade do nosso atendimento”, declarou a enfermeira.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, enfatizou o compromisso da atual gestão em investir, equipar e ampliar a Atenção Primária no Município, e as avaliações positivas demonstram este empenho, comprovado já pelo sucesso no enfrentamento da covid-19. “A Secretaria Municipal da Saúde de Marília possui profissionais técnicos de muita experiência, que vem reestruturando e capacitando toda a rede municipal”, concluiu.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, parabenizou todos os servidores municipais que se dedicam diariamente para levar até a população os serviços essenciais e prioritários, como os da Saúde. “Nossa cidade acaba de ser reconhecida como uma das 10 melhores do Brasil para se envelhecer, em levantamento criterioso que analisou as grandes cidades brasileiras. Isso comprova que estamos trabalhando com dedicação e também com muito amor e carinho para que as pessoas de Marília tenham sempre qualidade de vida”, concluiu o chefe do Poder Executivo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024