16 NOV 2023
SAÚDE
Ônibus da Saúde estará na Zona Norte neste sábado, dia 18, para promover orientações e agendamento de exames
Plantão especial para a campanha ‘Outubro Rosa & Novembro Azul: Juntos Pela Vida 2023’ atenderá população do estacionamento de um supermercado na rua João Caliman, nº 459
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado, dia 18 de novembro, mais uma ação promocional de saúde integrada à campanha ‘Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos Pela Vida 2023’. Além das ações promovidas nas 54 unidades de saúde, o plantão de atendimento em horário diferenciado foi para ampliar a oferta da atenção primária municipal à saúde. O Ônibus da Saúde, uma unidade móvel de atendimento, vai ficar das 8h às 17h instalado no estacionamento do Supermercado São Francisco, na rua João Caliman, nº 459, zona Norte de Marília.

A mesma ação ocorreu em 28 de outubro e 11 de novembro na zona Sul e vai se repetir de novo em 25 de novembro na rua Antônio Polon, nº 45, Zona Oeste, no estacionamento do Supermercado São Bento. A promoção especial de saúde em parceria com um supermercado da cidade é a 2ª edição da parceria da Prefeitura Municipal de Marília com a vice-diretoria de Responsabilidade Social Associação Paulista de Supermercados - Regional Marília (Apas). A proposta busca facilitar a identificação e acesso ao atendimento especial, que pretende incentivar o uso de diversos serviços de saúde preventiva ou precoce, desde encaminhamento para papanicolau, exame clínico das mamas para solicitação de mamografia (quando houver indicação), como orientação sobre auto-exame das mamas, orientação sobre câncer de próstata, agendamento de teste clínico quando houver indicação, aferição de pressão arterial, realização de glicemia capilar, orientação quanto ao controle da dengue e realização de exame da boca em busca de lesões orais.

“O Ônibus da Saúde contará com uma equipe de três enfermeiras, cinco técnicos de enfermagem, um dentista, um agente de saúde, um auxiliar de serviços e um agente comunitário”, ressaltou a médica Dra. Camila Abraão Costa Buzeto, responsável pela Equipe Técnica da Saúde da Mulher, que coordena esta ação da Secretaria Municipal da Saúde.

O secretário municipal da Saúde e médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, destacou o empenho da Prefeitura Municipal de Marília para ampliar a oferta e a cobertura da atenção primária à saúde desenvolvida pelo Município. “Marília recentemente teve a atenção primária que oferece à população melhor avaliada, demonstrando o empenho, o investimento e a eficácia de nosso atendimento. Com a campanha de prevenção ao câncer, estamos intensificando ainda mais o que já acontece nas unidades de saúde, ofertando mais opções de dias e horários para a população se cuidar”, declarou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024