17 NOV 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde mantêm alerta para baixa procura pela vacina contra covid-19
Mesmo com apenas quatro novos casos positivos registrados em uma semana, a internação por sintomas graves se mantém, com quatro internados na UTI e dois novos óbitos pela doença
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília mantêm alerta de perigo para o coronavírus, mesmo após seis meses do decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pôs fim ao estado de emergência em saúde (5 de maio). É que, apesar do baixo índice de propagação da doença, a baixa imunidade da população continua a provocar óbitos da doença na cidade.

Com 2.480 casos positivos em 2023, mantendo sempre leitos ocupados de UTI reservados para os casos graves, essa semana foi confirmado mais dois óbitos, de duas mulheres, chegando ao total de 39 mortes provocadas pela doença. Um exemplo claro da imunidade adequada provocada pela omissão da população em se proteger contra a doença após decretado o fim da pandemia é a baixa procura pela vacina: em Marília, apenas 37 mil marilienses ou 19,31% da população tomou a dose bivalente, a mais atualizada forma de proteção contra os casos graves da doença e contra novas variantes. O 38º óbito provocado pela covid esse ano foi de uma mulher de 92 anos, portadora de doença cardiovascular e neurológica crônicas, segundo notificação hospitalar. Ela teve o início dos sintomas no dia 26 de outubro e faleceu no dia 3 de novembro.

O 39º óbito foi também de uma mulher, de 55 anos, também portadora de doença cardiovascular crônica, mas que já estava acamada, segundo notificação hospitalar. Ela teve início dos sintomas no dia 12 de novembro e faleceu em 14 de novembro. A Prefeitura Municipal mantém os imunizantes disponíveis em todas as unidades de saúde, inclusive do Programa Melhor Horário, com atendimento noturno. Cada faixa etária tem um esquema vacinal próprio contra a covid-19. Existem cinco esquemas por faixa etária: de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; de 3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias; 5 a 11 anos de idade; 12 a 39 anos de idade;  40 a 59 anos de idade. A maioria precisa tomar duas doses principais, com uma a até duas doses de reforço, respeitando os prazos de intervalo.
Consulte seu esquema vacinal no posto de saúde para conferir se já concluiu toda a cobertura vacinal, reduzindo assim o risco de sintomas graves e até fatais da doença.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024