Clique aqui e consulte nossas políticas.
22 NOV 2023
SAÚDE
Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal de Saúde alertam população sobre a prevenção da meningite, com vacinação correta e demais cuidados
Vigilância Epidemiológica de Marília recebe confirmação do 2º óbito por meningite ocorrida de 2023 em Marília. O caso é isolado, sem qualquer relação vacinal e não existe epidemia
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que não existe quadro epidêmico de meningite no Município. Contudo, a doença é considerada endêmica pelo Ministério da Saúde, com ocorrência frequente, a maioria isolada, e que exige atenção de toda a população, principalmente dos pais, com a necessária cobertura vacinal completa para esse tipo de doença.

As unidades de saúde de Marília oferecem as vacinas que previnem a maioria dos tipos de meningite: Pentavalente, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e Meningo acwy. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Há diferentes tipos de meningite e, para cada um deles, causas e sintomas específicos. O tipo de meningite mais conhecido e recorrente é o causado por bactérias: a meningite bacteriana. Os demais tipos de meningite fazem parte do grupo de meningites assépticas, que é quando a doença não é causada por bactérias, mas por fatores como: vírus (Meningite Viral); fungos (Meningite Fúngica); parasitas (Meningite Eosinofílica); lesões físicas (traumatismo craniano); infecções, como otites, por exemplo; câncer; e uso de medicamentos.

“Neste ano já foram registrados 29 casos da doença entre marilienses. Houve um óbito no primeiro semestre e foi confirmado o segundo óbito nesta terça-feira, 21 de novembro, após sair o resultado laboratorial da investigação da doença pelo Instituto Adolfo Lutz”, informou a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni. Em 2022 o Município registrou a ocorrência de 35 casos e quatro óbitos decorrentes da doença.

O segundo óbito classificado como meningite em Marília no ano de 2023 e divulgado na notificação compulsória da 46ª Semana Epidemiológica do ano, trata-se de um bebê de 11 meses, com quadro vacinal adequado para a idade. A criança havia sido atendida pelo setor privado de Saúde, apresentou inicialmente sintomas de febre e infecção, com evolução desfavorável para um quadro de meningite e com sepse, levando-a ao óbito em nove dias após os primeiros sintomas. Após conhecimento do caso suspeito, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Marília realizou ações de bloqueio e investigação, com resultado laboratorial negativo para meningite meningocócica, demonstrando que não tem relação vacinal.

A eficiência da vacina

“A vacinação contra a meningite ainda é a melhor forma de se prevenir contra a doença. Como a doença quase sempre é resultado do contágio entre duas pessoas, deve-se evitar o contato ou proximidade com portadores. Tenha também atenção para a higienização adequada dos alimentos consumidos em casa e em locais públicos, bem como ingestão de água não tratada”, salientou o médico e secretário municipal da Saúde de Marília, Dr Osvaldo Ferioli Pereira.

Foto: Divulgação

Noticia no-dia-d-contra-dengue-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-garante-orientacao-aos
Há 3 dias
No Dia D contra Dengue, Secretaria Municipal da Saúde de Marília garante orientação aos moradores e intensifica ações de controle ao Aedes nos bairros