Clique aqui e consulte nossas políticas.
23 NOV 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura de Marília e Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico empossam novos conselheiros do Comtur em ato nesta 6ª-feira, dia 24
Conselho Municipal de Turismo de Marília, órgão de apoio para o fortalecimento do setor, é composto atualmente por 48 conselheiros, sendo 24 membros titulares e 24 suplentes
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico empossam nesta sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023, os 48 conselheiros que compõem a formação do biênio 2023-2023 do Conselho Municipal de Turismo de Marília. A solenidade está programada para acontecer a partir das 9 horas, no auditório do segundo andar do Paço Municipal, com as presenças do prefeito de Marília, Daniel Alonso, e do secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora. O Comtur é o órgão de apoio ao desenvolvimento do turismo receptivo.

Os conselheiros foram nomeados através da Portaria nº 43180, publicada no Diário Oficial do Município de Marília. A participação dos conselheiros é voluntária e os membros representantes instituições do Poder Público, como dos setores do Turismo, Cultura, Educação e Registros Históricos, e da iniciativa privada, a exemplo dos meios de hospedagem, restaurantes e bares, eventos, artesãos e imprensa. “Estaremos, também, nesta ocasião de posse dos novos conselheiros apresentando os números relativos às verbas conquistadas para o Município que foram direcionadas para projetos turísticos em Marília”, comunicou o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora. Ele lembrou que Marília possui a condição de Município de Interesse Turístico (MIT), o que favoreceu pleitear recursos públicos para o setor junto ao Governo do Estado de São Paulo e Ministério do Turismo (Governo Federal).

No total foram mais de R$ 2 milhões aplicados em Marília em setores estratégicos para o fortalecimento do turismo, como na modernização do Museu de Paleontologia e as instalações de réplicas de dinossauros. “As réplicas, aliás, se tornaram grandes atrativos para a comunidade e aos visitantes que vêm a Marília. Vale ressaltar que o grande movimento turístico de nossa cidade é o de turismo de negócios, modalidade que movimenta toda a rede de hotelaria no período da semana executiva”.

O secretário municipal ponderou que, o grande desafio dos órgãos que atuam em conjunto é fazer com que os visitantes retornem a Marília e tragam seus familiares e amigos nos finais de semana, justamente para que possam aproveitar a agenda cultural, os passeios em meio a natureza e realizar trilhas de bikes. “Também existem roteiros rurais, com visitas a fazendas e sítios, dentro de um turismo rural encantador. É possível desfrutar a gastronomia mariliense, que é muito bem conceituada por sua qualidade e variedade de opções”, salientou o secretário municipal.

Várias modalidades

O turismo de Marília contempla várias modalidades: esportivo, de aventura, shows e eventos de grande porte, turismo rural, turismo religioso, cultural com agenda nas universidades, de saúde e gastronômico, entre outros. “A posse dos novos conselheiros será uma grande oportunidade para a comunidade conhecer mais sobre as atividades do turismo de Marília e de se integrar com o grupo de voluntários que atua no Comtur. Aliás, as pessoas poderão contribuir com sugestões para melhorias do setor”, informou o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ivan Evangelista Júnior.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, enalteceu a dedicação voluntária e os esforços de todos os integrantes do Comtur. “Ressalto que, de modo voluntário, os membros disponibilizam seu tempo, seus conhecimentos e se dedicam justamente para que Marília cresça e se desenvolva num setor essencial, que aquece muitos outros segmentos econômicos”, disse. O conselho é um órgão oficial, voltado tanto ao planejamento operacional, quanto às decisões deliberativas sobre a aplicação de recursos públicos.

Fotos: Divulgação
Noticia prorrogada-as-inscricoes-para-cursos-gratuitos-de-tecnologia-em-marilia-para-jovens-que
Há 5 dias
Prorrogada as inscrições para cursos gratuitos de tecnologia em Marília para jovens que procuram capacitação para o primeiro emprego