04 DEZ 2023
SAÚDE
Campanha ‘Fique Sabendo’ mantém plantão de teste rápido de Aids e sífilis até quinta-feira, dia 7
Ação de estímulo à detecção precoce da doença é celebrada porque dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial de Luta Contra a Aids
O Serviço de Assistência Especializada (SAE), unidade ambulatorial voltada a atenção integral às pessoas com HIV/AIDS e outras doenças infectocontagiosas, um órgão da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Marília, já realizou 150 testes durante a Campanha “Fique Sabendo”, que acontece desde o dia 27 de novembro. A ação, com plantão especial para testagem rápida de HIV vai até a próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro.

A campanha ocorre em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) para estimular a prática ou o hábito da testagem preventiva dessas duas graves doenças sexualmente transmissíveis.
Os interessados não precisam de agendamento, basta comparecer ao SAE, das 7h às 18h desta segunda à quarta-feira, dias 4 a 6 de dezembro, ou das 7h às 17h desta quinta-feira, dia 7 de dezembro, e apresentar documento de identidade e se possível o Cartão SUS. O SAE fica na Rua Sete de Setembro, nº 716.

Os testes são indicados a toda pessoa com vida sexual ativa, mas principalmente a quem tenha passado por alguma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido. Importante: após a infecção, o vírus pode levar até 30 dias para aparecer no exame (isso se chama janela imunológica). Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica e o resultado der negativo, é recomendado esperar 30 dias após a exposição e fazer o teste novamente.

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. O SAE, que atende atualmente cerca de 500 portadores de HIV no Município, oferece serviço de testagem gratuita permanente ao longo do ano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024