05 DEZ 2023
SAÚDE
Imóvel insalubre e reivindicação dos servidores motivam Prefeitura de Marília e Corregedoria do Município a transferirem Central de Ambulância para novo endereço
Correição realizada no 1º semestre deste ano constatou as péssimas condições nas instalações no endereço anterior, avenida Nelson Spielmann, nº 1.396
O imóvel que sediava a Central de Ambulâncias, na avenida Nelson Spielmann, nº 1.396, até o dia 17 de novembro de 2023, conforme correição conduzida pela Corregedoria do Município, era insalubre e não possuía condições para abrigar servidores municipais, acolher cidadãos ou ao menos assegurar a integridade material dos veículos estacionados. Correição conduzida pela corregedora-geral do Município Valquíria Galo Febrônio Alves em maio deste ano, com inspeção realizada na antiga sede apontou que o imóvel locado era totalmente inapropriado.

Conforme inspeção realizada em 12 de maio de 2023, a Corregedoria Geral do Município constatou que o espaço mostrou-se inadequado para abrigar a estrutura física de funcionários, bem como para atendimento à população. “Sendo, inclusive, insalubre aos servidores devido a grande quantidade de mofo e infiltrações”, apontou a corregedora-geral Valquíria Galo Febrônio Alves. Durante a correição, houve o relato que, em períodos de chuva, goteiras no telhado molhavam todos os setores. “Os servidores tinham que cobrir móveis e equipamentos com plástico, o mesmo precisando ser realizado para evitar danos aos computadores”.

A partir de memorando, assinado por Valquíria Galo Febrônio Alves em 15 de maio de 2023, a Corregedoria Geral do Município recomendou a locação de novo imóvel, “de forma a melhor atender a população e promover mais dignidade ao servidor para que este possa trabalhar em situação de salubridade”, orientou a corregedora no memorando de nº 11.780/2023, encaminhado ao setor de Divisão de Projetos da Saúde. A vistoria de maio, além da Central de Ambulâncias, abrangeu unidades de saúde, a exemplo da localizada na Vila Hípica, Cavalari e Padre Nóbrega. “Constatamos no prédio da Central de Ambulância, na avenida Nelson Spielmann - que inclusive registrou incêndio em setembro de 2022 - a falta de condições operacionais, com muita fiação exposta, o que gerava risco de novo incêndio”, contextualizou a corregedora geral.

Sugestão dos servidores

Conforme documento da Divisão de Projetos da Saúde direcionado para o gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, os servidores municipais chefes do setor de Subfrota e da Central de Ambulância apresentaram como sugestão para novo endereço para abrigar os setores dois imóveis, um localizado na avenida Castro Alves, nº 1.795 e outro na rua Vinte e Quatro de Dezembro, nº 1.251. Após análise de projetos de áreas existentes nos dois locais apresentados, visita técnica e análise da Divisão de Projetos, setores envolvidos e gabinete do secretário municipal de Saúde, foi sugerido o prédio da avenida Castro Alves, n.º 1.795, que desde 20 de novembro passou a ser sede da Central de Ambulância, Subfrota e de outros serviços da Saúde, incluindo o Serviço Social e Almoxarifado.

“O espaço abrigará, também, em breve a Farmácia Centro-Norte, para absorver a demanda vinda dos bairros JK, Fernando Mauro, Figueirinha, Palmital I, II, III, IV e V, Castelo Branco e Vila Nova. Devido ao grande porte da zona Norte, esta região comportaria duas unidades, mantendo uma nas mediações do bairro Santa Antonieta - no prédio da antiga UPA - e uma segunda farmácia mais próxima da região central. Dessa forma, o Município criou a Norte-Centro, que desafogará a farmácia central e, ao mesmo tempo, concederá melhor atendimento à população da zona Norte. Estamos primando pelo princípio da eficiência”, assegurou a corregedora Valquíria Galo.

O novo endereço da Central de Ambulâncias e Subfrota permitirá que se centralize o arquivo-morto de todas as unidades de saúde e postos de saúde do Programa Saúde da Família, desafogando as 54 unidades. Ou seja, permitirá que cada uma das 54 unidades de saúde da rede básica libere uma sala, que atualmente é reservada para arquivo dos pacientes. “Constantemente os pacientes vêm solicitando mais um ambiente para atendimento e acolhimento das unidades da rede municipal de saúde”.

O setor de Serviço Social, instalado hoje na Secretaria Municipal de Saúde, será transferido para a avenida Castro Alves, o que irá proporcionar mais mobilidade para a retirada de suplementos alimentares, ataduras, gazes, sondas e demais insumos essenciais para continuidade de terapias e tratamentos. O prédio dispõe de quatro portões de acesso, além disso está instalado em um ponto estratégico, facilitando a logística de conexões com todas as regiões da cidade. “Importante considerar que, um vídeo de má-fé circulou recentemente, enfatizando apenas um setor que ainda está em obras e em fase de adaptação. A filmagem não condiz com o amplo projeto de aperfeiçoamento e melhoria que o Município está implantando no local após correições e inspeções da Corregedoria Geral do Município e solicitações da população mediante a Ouvidoria da Prefeitura”, concluiu Valquíria Galo Febrônio Alves.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024