Clique aqui e consulte nossas políticas.
19 DEZ 2023
CULTURA
Biblioteca Municipal ‘João Mesquita Valença’ promove hoje, às 15 horas, formatura do Androidando e do Telecentro ‘Terceira Idade na Era Digital’
A cerimônia acontece a partir das 15 horas. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Marília desde abril de 2010
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Cultura promovem nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, a partir das 15 horas, a formatura da 7ª turma do curso Androidando e do Telecentro Marília ‘Terceira Idade na Era Digital’. A cerimônia será realizada nas dependências da Biblioteca Municipal ‘João Mesquita Valença’, que fica localizada na rua São Luiz, nº 1.295, na região central da cidade.

O Telecentro Marília é um programa permanente criado em 28 de abril de 2010 pela Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura, que disponibiliza 10 computadores e uma equipe capacitada para promover inclusão digital à terceira idade de nossa cidade. O programa já formou 588 alunos, ensinando desde as funções básicas, até como navegar na internet, utilizar softwares e aplicativos.

Totalmente gratuito, o curso é voltado para o aprendizado de informática e utilização de smartphones de pessoas da terceira idade que nunca tiveram contato com o computador ou smartphones. Também é aberto para aqueles que já possuem certa noção de informática. Com o crescimento dos serviços online devido à pandemia, houve a elaboração de uma grade de matéria que contempla o que está sendo mais utilizado na internet, tais como: Google Meet, e-mail, buscas no Google, checagem de fake news, compras online, redes sociais, prevenção de golpes, entre outras.

Os cursos tiveram início em agosto com término agora em dezembro, sendo realizado duas vezes por semana com uma hora e meia de aula por dia, totalizando uma carga horária de 56 horas. Por sua vez, o curso androidando, é voltado ao aprendizado do uso de smartphones, contemplando em sua grade os aplicativos mais utilizados atualmente, tais como: whatsapp, redes sociais, buscas no Google Chrome, compra e venda na internet, sistema operacional Android, uso das funções da câmera, entre outros.

O responsável pelo programa, Pedro Teixeira, observou que os cursos têm uma boa procura, pois os alunos que já se formaram indicam aos seus amigos e familiares, aumentando, assim, a lista de interessados. Teixeira comentou que os cursos são formatados para atender as necessidades do público, onde aprenderão as principais funções do computador como criar pastas, digitar, salvar documentos, entre outras tarefas. Já no Androidando aprendem a utilizar os aplicativos atuais do dia a dia.

Além do conteúdo visto nas aulas, os alunos têm a possibilidade de
aprofundar seus conhecimentos com livros temáticos do acervo da biblioteca. Ao longo das aulas há intensa troca de experiências e aprendizados entre os participantes, estabelecimento de laços de amizade e uma maior proximidade com o universo da Biblioteca Viva.

Interessados em realizar os cursos devem entrar em contato pelo telefone: (14) 3454-7434 e falar com Pedro ou André (das 8h30 às 17h30), ou comparecer à Biblioteca Municipal ‘João Mesquita Valença’, localizada na rua São Luiz, nº 1295, centro de Marília.

Fotos: Divulgação
Noticia comite-de-cultura-da-regiao-de-marilia-do-ministerio-da-cultura-procura-jovens-para-o
Há 4 dias
Comitê de Cultura da Região de Marília, do Ministério da Cultura, procura jovens para o Programa de Agentes Territoriais da Cultura