21 DEZ 2023
MEIO AMBIENTE
28ª do Estado: Marília avança 3 posições no ranking do Programa Município Verde Azul e conquista notas máximas em tratamento de esgoto, governança, educação ambiental, qualidade do ar e em sustentabil
Biodiversidade e Arborização urbana também foram bem pontuadas na criteriosa avaliação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
Marília avançou três posições no ranking estadual do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, saltando da 31ª posição, em 2022, para a 28ª posição em 2023, entre cidades com população estimada de 100 mil a 500 mil habitantes. Das 10 diretivas utilizadas para a criteriosa avaliação de certificação ambiental, Marília obteve a nota máxima em 5 delas: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, qualidade do ar e esgoto coletado e tratado. “É o resultado do nosso trabalho sério e da gestão eficiente que implementamos desde o primeiro ano de nosso governo. Marília cresce de forma sustentável, preservando os recursos naturais e protegendo o meio ambiente”, declarou o prefeito municipal Daniel Alonso.

O chefe do Poder Executivo ressaltou que a cidade comemora o êxito no Verde Azul, uma vez que nem todos os municípios paulistas foram incluídos no programa e, entre os incluídos, como Marília, somente 280 receberam a certificação. “Conquistamos a nota 10, valor máximo, em 5das 10 diretivas implementadas. Além disso, fomos bem pontuados em Arborização Urbana, com a nota 7, e em Biodiversidade, com 8. Resíduos Sólidos e Gestão das Águas nos renderam notas positivas”, analisou.

O programa visa alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios, proporcionando capacitações e apoio técnico para as prefeituras. No ciclo referente aos anos 2022 e 2023, o Verde Azul aprimorou a metodologia, incluindo critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou o calendário anual de atividades. Marília obteve certificação na categoria Qualificado I e ao configurar na 28ª posição do Grupo 4 - cidades entre 100 mil e 500 mil moradores - ficou à frente de importantes municípios do Interior, da Grande São Paulo e do Litoral, incluindo Botucatu, Assis, Barretos, Araçatuba, São Carlos, Rio Claro, Guaratinguetá, São Vicente, Catanduva, Itapetininga, São Caetano do Sul, Sumaré, Jandira e Franco da Rocha. Esta foi a primeira vez que o Programa Verde Azul determinou classificação por faixa populacional.

Das 412 cidades participantes, cerca de 60% do Estado, 280 alcançaram os critérios estabelecidos (entre elas Marília), recebendo certificados nas categorias Certificado, Qualificado I (Marília foi certificada com o Qualificado I) e Qualificado II, conforme pontuação. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, explicou a importância do Verde Azul como instrumento para preparar as cidades para uma economia verde, contribuindo para as metas de neutralização das emissões de carbono até 2050. “O Programa Município Verde Azul é um exemplo de como o Estado age como indutor para transformar a realidade dos municípios e acelerar o cumprimento das metas de neutralização das emissões de carbono até 2050. Quanto mais engajarmos as cidades, melhores resultados teremos, principalmente a médio e longo prazos”, frisou.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-tecnologia-e-inovacao-informam
Há 10 horas
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação informam que sistemas de informática estarão inoperantes de 30 de abril a 6 de maio