17 JAN 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Clínica internacional de tênis de mesa com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude é concluída com grande êxito
Técnicos Nelson Machado, de Marília, e Abílio Cruz, da Espanha, organizaram a 29ª edição do evento de aperfeiçoamento de mesatenistas de todo o Brasil
Terminou terça-feira, dia 16 de janeiro de 2024, a 29ª edição da Clínica Internacional de Tênis de Mesa organizada em Marília pelos técnicos Nelson Machado (Marília, Brasil) e Abílio Carvalho da Cruz (Badajoz, Espanha). O evento de aperfeiçoamento reuniu mesatenistas do Brasil todo e também da África, vindos da capital de Angola, Luanda. Os treinamentos ocorreram no ginásio do colégio Criativo e contaram com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Marília. Em 10 de janeiro de 2024, nos primeiros dias da clínica, o prefeito Daniel Alonso, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gastão Pinheiro acompanhados pelo secretário de Assistência Social, Delegado Damasceno, e do vereador Marcos Rezende (PSD) recepcionaram no gabinete do chefe do Poder Executivo os realizadores da clínica e os representantes das duas delegações internacionais presentes, Espanha e Angola.

As clínicas da modalidade em Marília é tradição no Brasil sendo realizadas desde o ano de 1997 no colégio Criativo, sempre com o apoio e reconhecimento dos parceiros da Academia Nelson Machado, incluindo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo, Unimed Marília, Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal de Esportes, Yara Clube, colégio Criativo, Lierre Farma, Salioni Areia e Pedra e Renova Consultoria. Esta edição da clínica teve como bola oficial a Tibhar Basic 40+. O corpo técnico foi composto pelo técnico e professor Nelson Machado (coordenador geral) e técnico e professor Abílio Cruz (coordenador técnico), ambos experts da ITTF, e pelo professor Vinicius Gimenez (de Marília), Claudio Massad (Sesi/Matos TT/Lorena) - que ministrou palestra sobre os materiais pinos (ataque e defesa), professor doutor Fernando Vitor Lima (Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG)  - que palestrou sobre o aspecto físico técnico, e pelo professor Rafael Furlan (de Marília).

A clínica foi dividida em oito dias de treinamentos intensos em dois períodos. Das 9h às 12 horas e das 16h às 19 horas. Conforme informou o técnico Nelson Machado, foram trabalhados diversos fundamentos do tênis de mesa em treinamentos individualizados, em duplas, com quatro jogadores, aspectos físicos fundamentais para se jogar em um nível superior. “Alguns dos principais mesatenistas do Brasil integrantes da Seleção Brasileira, também treinaram em Marília, como Jessica Prates (de Marilia), João Mira (de Marilia), Vitor Yudi (de Goiânia) todos Absolutos A do Brasil e tivemos a participação de 60 mesatenistas vindos de Angola, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Goiás”, complementou Machado.

Cidade-irmã Marília (Brasil) e Badajoz (Espanha)

Entre os expoentes da modalidade que prestigiaram a 29ª Clínica Internacional em Marília estavam o vereador de Lorena, Fábio Matos, atual presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo, Nilton Webber, presidente do Conselho Administrativo da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e diretor-executivo do Grupo Sicredi Norte de Santa Catarina, Sandro Hilla Paiva, distribuidor no Brasil da Tibhar, e o presidente da Federação Angolana de Tênis de Mesa, Manuel Morais. “A clínica também serviu para aproximar as relações internacionais entre Marília (Brasil) e Badajoz (Espanha). A proposta é a assinatura do tratado de cidades-irmãs, para beneficiar setores das sociedades brasileira e espanhola, como o esporte, saúde, educação, política, indústria, comércio e universidades”, disse o técnico Machado.