Clique aqui e consulte nossas políticas.
30 JAN 2024
SAÚDE
‘Caminhada Pela Vida’ em prol do Janeiro Branco chama a atenção para o cuidado da saúde mental
Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental em Pauta organizou evento que contou com apoio da Prefeitura de Marília e Secretaria da Saúde
O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental em Pauta de Marília promoveu na manhã desta terça-feira, dia 30 de janeiro a ‘Caminhada Pela Vida’, uma ação social em prol da campanha Janeiro Branco, envolvendo apoio de diversas entidades civis e públicas do município, inclusive a Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde. O evento reuniu centenas de participantes.

A caminhada realizada na Avenida das Esmeraldas buscou fazer um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, relações de poder autoritárias, preconceitos, estigmas sociais, rotinas e hábitos pouco saudáveis, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

A Prefeitura Municipal de Marília forneceu água aos participantes e a equipe técnica de Saúde Mental do município promoveu orientações. Houve também atividade de alongamentos, dança circular e orientações diversas voltadas à cidadania, realizada pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 4 pessoas no mundo sofre de algum transtorno mental e já são a principal causa de incapacidade. No Brasil, esse número é ainda maior: 1 em cada 3 pessoas. O INSS registrou mais de 530 mil afastamentos por problemas de saúde mental nos anos mais críticos da crise sanitária de covid e em 2022 a Síndrome de Burnout passou a ser considerada uma doença ocupacional. Além do impacto pessoal, os transtornos mentais têm um custo significativo para a sociedade, resultando em perda de produtividade e custos de saúde mental. Investir em saúde mental é crucial. A prevenção, conscientização e ações proativas podem reduzir o impacto dos sofrimentos mentais e promover comunidades mais saudáveis e resilientes.

A ação social do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental em Pauta contou com o apoio e cooperação das seguintes instituições e entidades: Prefeitura Municipal de Marília, Famema, Hospital das Clínicas, Unimar, ABHU, HEM, Nudhuc, Comus, Conselho Municipal da Mulher, Comdim, Projeto Semear, AMTU, TV Mais, Mães Poderosas, De corpo e alma, SOCISM, Grupo Jacarandá, Banda Sr.Crush, Coletivo de Mulheres Marília, Crefito3, Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marilia, Núcleo de Apoio e Prevenção ao Suicídio, CEBs do Brasil, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, CRESS-SP, Sindimmar, Unesp (Universidade Estadual Paulista) campus de Marília, Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Marília (CMDCA), Fundação Casa, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Marília, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), ACC (Associação de Combate ao Câncer) de Marília, Igreja Adventista de Marília e Sest/Senat de Marília.

Fotos: Divulgação

Noticia no-dia-d-contra-dengue-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-garante-orientacao-aos
Há 2 dias
No Dia D contra Dengue, Secretaria Municipal da Saúde de Marília garante orientação aos moradores e intensifica ações de controle ao Aedes nos bairros