05 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Ano letivo de 2024 começa para mais de 19.200 estudantes matriculados nas 42 Emeis e 21 Emefs da rede municipal de ensino de Marília
Município conta ainda com salas de aulas no Centro de Educação Especial do Município (Cemae). Número de alunos matriculados aumentou 4% na comparação com 2023
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília estão recebendo 19.220 estudantes matriculados para o ano letivo de 2024. As aulas tiveram início nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024. No Ensino Fundamental as atividades estão em sua plenitude (Emefs - Escolas Municipais de Ensino Fundamental), enquanto na Educação Infantil (Emeis - Escolas Municipais de Educação Infantil) o retorno é adotado de modo escalonado, justamente para que se estabeleça um período de inserção às crianças e alunos mais novos.

“Para a Educação Infantil o retorno precisa ser gradual porque as crianças ficaram alguns meses distantes do ambiente escolar. Então, essa primeira semana é um período de acolhimento, são atividades direcionadas para isto. Para os novos estudantes, este período é para que possam conhecer os novos amigos e a escola, já àqueles que eram alunos, o período serve para que possam reencontrar os amigos e o ambiente escolar”, explicou o secretário da Educação, Helter Rogério Bochi.

Nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o atendimento foi para os Níveis I e II, além do Infantil 1 e 2. Já nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, os estudantes que vão retornar serão do Maternal I. Na sequência, na quarta-feira, dia 7, será a vez dos estudantes do Material 2 estarem novamente no ambiente escolar.

A Secretaria Municipal da Educação de Marília orienta que os alunos não terão aula na semana do Carnaval, pois os professores, coordenadores e diretores realizarão o planejamento escolar após o feriado. As aulas voltam ao normal na segunda-feira, dia 19 de fevereiro, para todos os alunos da rede. A rede é composta por 42 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), 21 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 1 Centro de Educação Especial do Município.

Do total de 19.220 estudantes matriculados para este o ano letivo de 2024, 8.862 são do Ensino Fundamental e 10.358 referentes à Educação Infantil. Para o ano de 2024, a rede municipal de ensino recebeu 712 alunos a mais do que em 2023, um aumento de 4%.

Reconhecimento

O ano letivo de 2024 começa com uma boa notícia. De acordo com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, a Educação Municipal de Marília foi uma das poucas do Estado de São Paulo a atingir metas em 2023, para receber a complementação de recursos do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). O VAAR que é um indicador utilizado para medir a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas. Ele é calculado com base no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no número de alunos matriculados em cada escola.  O valor desta complementação da União, visa a melhoria da aprendizagem e redução de desigualdades para as redes de ensino nas escolas públicas.

Ampliação da rede

O prefeito Daniel Alonso desejou a todos os estudantes, pais, familiares e a todos os professores, diretores e servidores da rede municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Educação um excelente início de ano letivo. “A educação, já dizia o líder sul-africano Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. E aqui em Marília estamos construindo um legado de progresso, de crescimento e de desenvolvimento, partindo, principalmente, pelos investimentos da educação, valorização dos servidores e garantia de uma alimentação escolar saudável”, afirmou.

Em dezembro, por exemplo, o prefeito Daniel Alonso inaugurou a 6ª escola da rede municipal de ensino dos últimos 7 anos, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ‘Professora Marly Mussi - Pedacinho do Céu’, avenida Antártica, n.º 917, no Jardim Vitória, zona Sul da cidade.

“Estamos construindo um legado de progresso, de crescimento e de desenvolvimento em todas as áreas de Marília. A Educação é uma delas. A Emei ‘Professora Marly Mussi - Pedacinho do Céu’ consistiu na 6ª escola que entregamos à população desde que assumimos a Prefeitura Municipal de Marília, no ano de 2017, quando do nosso primeiro mandato como chefe do Poder Executivo. Temos um trabalho voltado à qualidade do ensino e um amparo estruturado às nossas crianças, com alimentação nutritiva, saborosa e saudável. Nossas escolas são referências para o Brasil inteiro”, concluiu o prefeito Daniel Alonso. Houve a municipalização da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) 'Amaury Pacheco' e a construção da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) 'Flauta Mágica'.

Fotos: Divulgação
Noticia programa-leitura-em-casa-formando-pequenos-leitores-desperta-interesse-pelo-universo
Há 13 horas
Programa ‘Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores’ desperta interesse pelo universo dos livros nos alunos da rede municipal através de kits distribuídos pela Prefeitura de Marília