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FEV
14
14 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal da Educação de Marília acompanha período de inserção das Escolas Municipais de Educação Infantil
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Acolhimento vem preparando os estudantes à rotina escolar e ao contexto pedagógico da rede municipal de ensino
Na semana de 5 a 9 de fevereiro de 2024 as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) foram acolhidas por cada unidade escolar, para o início do ano letivo de 2024. Muitas crianças retornaram a um contexto escolar que já conheciam e, contudo, muitas outras se depararam com uma rotina e ambientes totalmente novos. Por isso, todas as crianças estão passando por um período de inserção, marcado por algumas características, como: flexibilidade de horários nos primeiros dias, presença e participação das famílias na escola, a acolhida das crianças com afeto e em espaços intencionalmente planejados.
 
O período de inserção está sendo acompanhado pela equipe técnica-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Marília, que supervisiona as escolas de Educação Infantil. A supervisão escolar e as assistentes técnicas da equipe de Emei estão visitando as escolas conforme cronograma interno e, em 7 de fevereiro de 2024, período da manhã, a supervisora da Educação Básica, professora Karina Carrião Gomes de Oliveira, visitou duas escolas a Emei ‘Ciranda Cirandinha’ e a Emei ‘Leda Casadei’. Conforme a supervisora destacou, “neste ano de 2024, conseguimos que todas as turmas iniciassem sua jornada na escola com um professor efetivo e todas as escolas estão com pessoas em número suficiente para melhor atender as crianças e as demais demandas da escola – como a organização dos ambientes, por exemplo”.
 
De acordo com Karina Carrião Gomes de Oliveira, tudo isso é fruto das mudanças implementadas no ano de 2023 e da contratação de funcionários terceirizados para a limpeza da escola, sendo que tais mudanças têm refletido positivamente nesse período de inserção. O período de inserção acontecerá até o fim de fevereiro, pois representa uma fase fundamental para que a criança se sinta segura, estabeleça vínculos com os adultos da escola, e para que elos de confiança e parceria entre as famílias e cada unidade escolar sejam criados e fortalecidos.
 
Fotos: Divulgação
 
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