Clique aqui e consulte nossas políticas.
26 FEV 2024
DIREITOS HUMANOS
Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília participa de lançamento de cátedra ‘Sérgio Vieira de Mello’ da Unesp na Escola da Magistratura em São Paulo
Wania Lombardi, secretária municipal de Direitos Humanos de Marília, ressaltou a relevância do trabalho do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur-ONU)
O Município de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, participou na quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024, do lançamento da cátedra ‘Sérgio Vieira de Mello’, formalizada pelo acordo de cooperação entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur-ONU). O evento aconteceu na sede da Escola da Magistratura, em São Paulo e, na oportunidade, a secretária municipal de Direitos Humanos de Marília, Wania Lombardi, ressaltou a relevância da parceria entre a Unesp e o Alto Comissariado das Nações Unidas.

Ela destacou essa estratégica aliança como instrumento de promoção dos Direitos Humanos e da realização de políticas públicas voltadas para imigrantes e refugiados. “Marília sai na frente com essa iniciativa que representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, como gestora pública ter o privilégio poder contar com a parceria de uma universidade do quilate da Unesp, seus professores, pesquisadores e universitários, atuando em conjunto para ações mais amplas e mais assertivas”, afirmou Wania Lombardi.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello é uma iniciativa que visa fomentar a atuação acadêmica com a temática dos refugiados, honrando a memória do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello (1948-2003) e tem relevância internacional. A diretora Cláudia Giroto, do campus da Unesp de Marília, que sediará a cátedra, não mediu esforços para a concretização do convênio, que é coordenado pelo professor doutor José Geraldo Poker.

Através da Rede de Atenção ao Migrante Internacional (Ramin), há convênio entre a Unesp e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília, através do Núcleo de Apoio Humanitário. O prefeito de Marília Daniel Alonso ressaltou o compromisso da administração municipal com a promoção dos Direitos Humanos e a valorização da diversidade. “A participação ativa de Marília neste projeto reforça nosso comprometimento em criar uma cidade acolhedora e justa para todos", enfatizou Daniel Alonso.

A formalização da cátedra Sérgio Vieira de Mello marca um momento histórico para Marília, reforçando seu papel na vanguarda das discussões acadêmicas e práticas relacionadas aos direitos humanos e às questões dos refugiados. A expectativa é que a cátedra se torne um polo de referência, contribuindo significativamente para a conscientização, pesquisa e formação de profissionais comprometidos com a causa humanitária.

Foto: Divulgação

Noticia atendimentos-no-nucleo-de-apoio-humanitario-da-secretaria-municipal-de-direitos-humanos
Há 5 dias
Atendimentos no Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria Municipal de Direitos Humanos têm números recordes: em cinco meses deste ano registrou 30,8% a mais que o total de 2023