Wania Lombardi, secretária municipal de Direitos Humanos de Marília, ressaltou a relevância do trabalho do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur-ONU)
O Município de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, participou na quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024, do lançamento da cátedra ‘Sérgio Vieira de Mello’, formalizada pelo acordo de cooperação entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur-ONU). O evento aconteceu na sede da Escola da Magistratura, em São Paulo e, na oportunidade, a secretária municipal de Direitos Humanos de Marília, Wania Lombardi, ressaltou a relevância da parceria entre a Unesp e o Alto Comissariado das Nações Unidas.
Ela destacou essa estratégica aliança como instrumento de promoção dos Direitos Humanos e da realização de políticas públicas voltadas para imigrantes e refugiados. “Marília sai na frente com essa iniciativa que representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, como gestora pública ter o privilégio poder contar com a parceria de uma universidade do quilate da Unesp, seus professores, pesquisadores e universitários, atuando em conjunto para ações mais amplas e mais assertivas”, afirmou Wania Lombardi.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello é uma iniciativa que visa fomentar a atuação acadêmica com a temática dos refugiados, honrando a memória do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello (1948-2003) e tem relevância internacional. A diretora Cláudia Giroto, do campus da Unesp de Marília, que sediará a cátedra, não mediu esforços para a concretização do convênio, que é coordenado pelo professor doutor José Geraldo Poker.
Através da Rede de Atenção ao Migrante Internacional (Ramin), há convênio entre a Unesp e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília, através do Núcleo de Apoio Humanitário. O prefeito de Marília Daniel Alonso ressaltou o compromisso da administração municipal com a promoção dos Direitos Humanos e a valorização da diversidade. “A participação ativa de Marília neste projeto reforça nosso comprometimento em criar uma cidade acolhedora e justa para todos", enfatizou Daniel Alonso.
A formalização da cátedra Sérgio Vieira de Mello marca um momento histórico para Marília, reforçando seu papel na vanguarda das discussões acadêmicas e práticas relacionadas aos direitos humanos e às questões dos refugiados. A expectativa é que a cátedra se torne um polo de referência, contribuindo significativamente para a conscientização, pesquisa e formação de profissionais comprometidos com a causa humanitária.
Foto: Divulgação