07 MAR 2024
CULTURA
Biblioteca Municipal de Marília divulga programação gratuita com contação de histórias, jogos e outras atividades para as tardes de sábado em março
Programa ‘Janela Literária’ da Secretaria Municipal da Cultura conta com diversas atrações para toda família. As atividades programas são para os dias 9 e 16 de março
A Secretaria Municipal da Cultura divulgou mais uma programação gratuita do programa ‘Janela Literária’, que é realizado na Biblioteca Municipal de Marília, nas tardes de sábado do mês de março. Estão programadas diversas atrações para os dias 9 e 16 de março para toda família, com contação de histórias, jogos e outras atividades.

Neste sábado, dia 9, a programação começa às 15 horas com a contação de história: “Calu, o Saci, a Sereia e o Boi”, que tem uma hora de duração. A apresentação será realizada no primeiro piso e tem classificação livre.

A peça mescla técnicas teatrais, com manipulação de objetos e adereços cênicos e a técnica do teatro de bonecos mamulengos - uma forma tradicional e autêntica de teatro de bonecos que se originou no Brasil durante os tempos coloniais. O objetivo é oferecer ao público o contato com a diversidade da cultura popular brasileira, em um trabalho de resgate e valorização de histórias do folclore brasileiro.

Clube do livro
Ao mesmo tempo, com início também às 15 horas e com duração de 1h30, haverá a leitura e discussão do livro “Jantar secreto”, do escritor Raphael Montes, no momento idealizado pelo Clube de Leitura Livramento. A atividade será realizada no segundo piso e tem como público-alvo pessoas com 14 anos ou mais.
O livro conta a história de jovens que saem do Paraná para estudar no Rio de Janeiro. Para se manterem, eles decidem promover jantares secretos para a elite carioca e acabam se envolvendo em crimes. O projeto Livramento surgiu em 2023 com o objetivo de ser um espaço livre para troca de ideias e discussão das leituras, que serão definidas em conjunto com os integrantes.

Brinquedoteca
Ainda durante o sábado, dia 9, das 16 às 17 horas, outra atração é dedicada para crianças, de até 12 anos, na brinquedoteca. É necessário que a criança esteja acompanhada por um responsável.

No outro sábado, dia 16
Com objetivo de estimular a imaginação, criatividade e o raciocínio lógico, além do relacionamento interpessoal e a cooperação mútua, o Projeto Legião realizará atividades de RPG (jogo narrativo) e jogos de tabuleiro para adolescentes com mais de 14 anos. A atividade está programada para o dia 16 de março, das 14h às 17h30, no segundo piso.
O RPG consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Brinquedoteca
Novamente haverá um momento especial para crianças com até 12 anos aproveitarem a brinquedoteca, no dia 16, das 14 às 17h30. A programação será no segundo piso e deve ser acompanhada por um responsável.

Clube de Leitura
No sábado, dia 16, das 15h às 16h30, haverá uma nova leitura. Desta vez do livro "Eu, Tituba: bruxa negra de Salem", da escritora Maryse Condé. A atividade será desempenhada pelo Clube do Livro Leia Mulheres e é dedicada às pessoas com mais de 14 anos.
O livro conta a história de uma das primeiras mulheres julgadas por praticar bruxaria nos tribunais de Salem, em 1692, fora escravizada e levada para a Nova Inglaterra. Mesmo protegida pelos espíritos, não pôde escapar das mentiras e acusações da histeria puritana daquela época.
O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas e contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil.

Cultura Municipal
O Programa “Janela Literária” é um dia dedicado às diversas manifestações artísticas e literárias como lançamentos de livros, saraus, contação de histórias, oficinas, jogos, encontro de escritores e do Clube de Leitura. Ocorre duas vezes ao mês, aos sábados, é gratuito e para todas as idades, podendo ser feitas consultas ao acervo, cadastro de usuários, empréstimos e devoluções de livros, DVDs, revistas em quadrinhos.

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-consolida-o-reconhecimento-a-cultura-japonesa-em-marilia
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília consolida o reconhecimento à cultura japonesa em Marília com a 21ª edição do Japan Fest