14 MAR 2024
SAÚDE
Prefeito Daniel Alonso prestigia a presença da ‘Missão Gênese’ do Hospital de Barretos
Ao lado do chefe de gabinete Levi Gomes e da vereadora Vânia Ramos (Republicanos), chefe do Poder Executivo conhece a iniciativa que promove a saúde através de games
O prefeito Daniel Alonso, acompanhado pelo chefe de gabinete Levi Gomes e pela vereadora Vânia Ramos (Republicanos), prestigiou nesta terça-feira, dia 12 de março de 2024, a presença da carreta ‘Missão Gênese’, uma iniciativa do Hospital de Amor, de Barretos, referência no Brasil todo para tratamento de vários tipos de câncer. O projeto ‘Missão Gênese - Uma Jornada Nanocientífica’ proporciona aos estudantes, na faixa etária dos 11 aos 15 anos, uma imersão através da realidade virtual.

“Sou profundo admirador do mantenedor do Hospital de Amor, Henrique Prata, com quem já estive algumas vezes. Já conhecia a ‘Missão Gênese’ e ao receber aqui em nossa cidade a carreta deste importante projeto, agradeço imensamente ao Henrique pela oportunidade que está proporcionando aos estudantes de Marília e da região”, afirmou Daniel Alonso. Além de empresário do agronegócio e filantropo, Henrique Prata vem se dedicando à Literatura e, recentemente, lançou seu segundo livro: ‘O Parque dos Lobos: a medicina privada do dinheiro limitando a prática da saúde pública’. Anteriormente, ao concluir pela primeira vez a jornada de fé e de busca interior no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Prata escreveu e lançou ‘Acima de tudo o amor’. Excelência em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos (que popularmente é chamado de Hospital do Câncer de Barretos) é o maior centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina. Só em 2022, por exemplo, foram mais de 1,6 milhão de atendimentos para mais de 540 mil pacientes vindos de 2.531 municípios (incluindo Marília) de todo o Brasil. Essa marca corresponde a mais de 45% das cidades brasileiras.

Segundo explicou a vereadora Vânia Ramos, o foco da jornada proporcionada pelo projeto ‘Missão Gênese’ é na promoção de saúde e prevenção do câncer através de games. “A carreta é toda adaptada com realidade virtual, onde os estudantes terão que combater  as células cancerígenas. A carreta trabalha a imersão a bordo de uma unidade móvel, fazendo uso de jogos para proporcionar uma experiência que visa abordar um tema tão complexo, que é o câncer, de modo lúdico”, disse.

O chefe de gabinete Levi Gomes elogiou a estrutura da carreta e ressaltou a precisão dos equipamentos que, literalmente, fazem os estudantes ingressarem numa viagem encantadora pelo mundo da ciência e do conhecimento. “É algo que aguça a imaginação dos estudantes, proporcionando estímulo ao conhecimento e ao saber científico, mas principalmente, desperta à prevenção ao câncer”, frisou Levi.

O estudante Caio, da escola estadual Gabriel Monteiro, participou da imersão e aprovou. “Conheço algumas pessoas que passaram pelo câncer e participar dos jogos da carreta Gênese foi uma experiência incrível”, salientou. A carreta da ‘Missão Gênese’ permanecerá estacionada na área externa do ginásio Neusa Galetti, podendo ser acessada pelo portão de entrada da rua Borba Gato, no Jardim Lorenzetti. As visitas dos estudantes são agendadas pelas escolas e a visitação poderá ocorrer até o próximo dia 21 de março.

Fotos: Ramon Barbosa Franco