Clique aqui e consulte nossas políticas.
11 ABR 2024
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Ranking nacional coloca Marília em 1º lugar dentre as cidades mais sustentáveis da região Central do Estado de São Paulo
Município ficou à frente de Assis, Bauru, Jaú e Ourinhos no levantamento da agência Bright Cities. Entre as 319 cidades com mais de 100 mil habitantes no Brasil, Marília ficou com a 45ª colocação
Marília ficou em 1º lugar da região Centro Paulista no Ranking de Cidades Sustentáveis, realizado pela agência de consultoria e pesquisa Bright Cities. A instituição realizou o levantamento de 40 indicadores para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria em questões cruciais como qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança. Foram avaliadas 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, e a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade conquistou, no ranking nacional, a 45ª posição.

Na região, o Município ficou à frente de Ourinhos (2º), Assis (3º), Jaú (4º) e Bauru (5º), de acordo com a Bright Cities. Em todo Centro-Oeste, a única cidade que superou a pontuação 6,05, de Marília, foi Presidente Prudente, com apenas 13 décimos de nota a mais. Em relação aos 78 municípios avaliados no Estado de São Paulo, Marília alcançou o 26º lugar e está no seleto grupo que recebeu 6 pontos. A cidade de Barueri lidera o ranking paulista, sendo a única a superar os 7 pontos.

O ranking leva em consideração critérios como porcentagem da população da cidade atendida por sistema de coleta e afastamento de esgoto. Neste índice, por exemplo, o acesso ao saneamento básico em Marília, classificado em 97,54%, é maior que na Suécia, Alemanha e outros países desenvolvidos da Europa, de acordo com o cruzamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização Mundial da Saúde.

Outro índice avaliado em que Marília se destaca é o número de médicos por 100 mil habitantes.A taxa na cidade é bem maior que a média nacional e estadual. Enquanto em Marília são 5,04 médicos a cada mil habitantes, no Brasil a taxa ficou em 2,65 e em São Paulo 3,70, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do IBGE.

Sobre a pesquisa

Os dados do Ranking de Cidades Sustentáveis 2024 já estão disponíveis para download, trazendo uma visão abrangente sobre o panorama da sustentabilidade no Brasil. O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities é o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades, considerando a performance das cidades em 40 indicadores de sustentabilidade da norma ISO 37120.

Este padrão internacional proporciona uma base sólida para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria em questões cruciais como qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança.

Na avaliação do prefeito Daniel Alonso, que está no seu 8º ano como chefe do Poder Executivo da Cidade Símbolo de Amor e Liberdade, a excelente classificação na região central do Estado e no ranking nacional comprovam que todos os esforços de sua gestão frutificaram em êxito. “Como disse recentemente ao celebrar os 95 anos de nossa cidade, tenho a certeza que todos os nossos esforços resultaram numa cidade mais moderna, com lâmpadas LED e iluminação de primeiro mundo, com servidores municipais valorizados, num crescimento urbano jamais vivido em outra época de nossa história”, contextualizar o prefeito. Atualmente Marília está entre as 125 cidades mais populosas de todo o Brasil e uma das mais populosas do Interior de São Paulo (é tida como a 36ª cidade mais populosa do Estado de São Paulo).

Fotos Divulgação

Noticia prefeito-daniel-concede-entrevista-em-nome-da-comitiva-da-federacao-de-prefeitos-e-afirma
07 MAI 2024 - 19h54
Prefeito Daniel concede entrevista em nome da comitiva da Federação de Prefeitos e afirma que inovação e turismo são áreas que gerarão empregos no futuro