12 ABR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Desenvolvimento Econômico: 1º trimestre de 2024 tem mais empresas abertas do que mesmo período do ano passado, informa Prefeitura Municipal de Marília
Capital inicial aportado de R$ 27,2 milhões das novas empresas foi 54% maior do que o do ano anterior, de R$ 17,6 milhões
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico divulgaram nesta sexta-feira, dia 12 de abril, balanço de abertura de empresas do 1º trimestre de 2024. No acumulado dos meses de janeiro, fevereiro e março foram abertas 528 empresas no município de Marília. No mesmo período do ano passado o acumulado foi de 521 empresas. O investimento do capital aportado das empresas nesse período em 2024 foi de R$ 27,2 milhões contra R$ 17,6 milhões do 1º trimestre de 2023, um valor 54% maior.

O Centro de Pesquisa e Informação da diretoria de Desenvolvimento Econômico registrou a abertura de 42 empresas e 125 microempreendedores individuais (MEIs) no mês de janeiro, 44 empresas e 125 MEIs em fevereiro e 82 empresas e 110 MEIs em março. No ano passado foram 46 empresas e 82 MEIs em janeiro, 48 empresas e 149 MEIs em fevereiro e 59 empresas e 137 MEIs em março.

Conforme informou o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o balanço do trimestre demonstra como a economia local está se fortalecendo, atraindo inclusive grandes investimentos. Além da atração de mais empresas de pequeno e médio porte, o período demonstra um grande aumento do capital inicial aportado delas, que chega a ser de R$ 10 milhões a mais do que o trimestre do ano anterior.

“Os dados indicam que a cidade mantém crescimento quantitativo e qualitativo, indicando alto potencial de geração de emprego e renda para o município”, observou o secretário. O balanço ainda indica as regiões da cidade em que as empresas estão abrindo suas atividades, demonstrando que a maior procura ainda continua a ser o centro, que abrigou 28% das novas empresas, seguido da região Leste, com 27%, região Norte, com 26%, seguido da região Sul, com 10% e Oeste com 8%.

“Um balanço positivo para uma cidade que se mantém como polo regional e alto potencial de atração de novos negócios e investimentos. Uma boa notícia para os 95 anos de história de Marília”, concluiu o prefeito municipal Daniel Alonso.