29 ABR 2024
DAEM
Furto de equipamento da CPFL afeta intensamente funcionamento do Sistema Rio do Peixe e Daem identifica sabotagem
O boicote aconteceu em área isolada na zona rural, de difícil acesso, indicando que ato foi realizados por ladrões especializados
Furto de equipamentos elétricos (retificadores) responsáveis pelo fornecimento de energia para o sistema de captação de água do Rio do Peixe ocorrido na noite deste domingo, dia 28 de abril de 2024, foi identificado pelo Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) como sabotagem. O dano causado à rede de fiação da CPFL reflete diretamente na alimentação das bombas que operam na alimentação do principal reservatório da autarquia, responsável por 50% do abastecimento de Marília. Diante do boicote, a Prefeitura Municipal de Marília, Daem e CPFL solicitam investigação policial para identificar os responsáveis. Conforme informações do Daem, o atentado ao sistema de abastecimento de água ocorreu por volta das 23 horas e logo após ser identificada a suspensão de energia, técnicos da companhia de luz e da autarquia iniciaram a instalação de um equipamento substituto.

O Daem informou que a parada do sistema de modo abrupto e não programado acabou gerando outros graves problemas, como o rompimento da adutora que encaminha água para a cidade de Marília. Equipes da autarquia seguem em força-tarefa para a conclusão do conserto. O Município informa que, diante deste cenário, o sistema de captação de água está paralisado e portanto, haverá falta d’água em 50% da cidade. Serão várias regiões afetadas, mas principalmente Centro, Oeste, Norte e Sul serão as áreas mais afetadas. A previsão de finalização dos trabalhos e serviços de recuperação é para o final da tarde desta segunda-feira, dia 29 de abril. O Daem e a CPFL estão à disposição das autoridades competentes para transmitir informações e dados necessários aos avanços das investigações. Em virtude desta sabotagem, que impacta diretamente na imagem pública da Prefeitura Municipal de Marília ante a proximidade das eleições municipais de 2024, o Daem solicita aos moradores das regiões mencionadas (Centro, Norte, Oeste e Sul) que economizem água durante as próximas horas. Os ladrões que realizaram este furto demonstraram ter amplos conhecimentos técnicos e utilizaram equipamentos apropriados para operação em rede de sistema de alta tensão, onde o risco de enormes descargas elétricas é iminente. A localização do retificador - em local totalmente isolado na área rural, imediações da Fundação Casa - é outro aspecto que corrobora a identificação de boicote contra o abastecimento de água de Marília.

Incêndio na Emdurb

Este é o segundo boicote sofrido pela Prefeitura Municipal de Marília em pouco mais de um mês. Na madrugada de 26 de março de 2024, incêndio que a Polícia Civil está investigando de origem intencional e criminosa, atingiu parte do prédio da Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), localizado na rua XV de Novembro esquina com a rua Sete de setembro, no Barbosa, centro da cidade, destruindo totalmente o prédio. A Prefeitura Municipal estima que este incêndio tenha causado prejuízo de R$ 1 milhão, justamente pelos estragos causados pelo fogo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024