Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
29
29 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal da Educação de Marília promove encontro com coordenadores sobre transtorno do espectro autista e rotina escolar
enviar para um amigo
receba notícias
O tema foi ministrado por educadoras especialistas com amplos conhecimentos teóricos e práticos na área
Durante dois dias a Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram encontro com coordenadores da rede municipal de ensino sobre o transtorno do espectro autista e a rotina escolar. O evento aconteceu nos dias 11 e 25 de abril de 2024, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. Além dos coordenadores, também participaram gestores da rede. Conforme informou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, ao todo foram oito horas de estudos e nesta oportunidade os educadores receberam as informações de educadoras especialistas, todas com amplos conhecimentos teóricos e práticos nesta área do saber.
 
As conferencistas de mais este encontro formativo foram: professora doutora Karen Regiane Soriano, mestre Adriana Magali Dezotti Baptista, professora Vanessa Aparecida Pellucio de Azevedo e professora Franciele Rosa Lima Soares, do Centro Escola Municipal de Atendimento Escolar, o CEMAEE. O intuito do encontro foi tratar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a rotina escolar, trazendo para as discussões critérios diagnósticos e níveis de suporte, conceitos sobre a hiporreatividade, hiper-reatividade, busca sensorial. Discorreu-se sobre a integração sensorial e os tipos de disfunções, dispraxia, diferenciação entre birra e crise, e a importância da organização das rotinas para as crianças com o transtorno.
 
As discussões também aconteceram em torno das estratégias para o amparo às crianças com TEA na rotina escolar. Os coordenadores participaram de um estudo de casos: através da observação e de um roteiro, eles documentaram as características das crianças de suas escolas, e isso embasou a atividade prática do dia 25 de abril, que foi realizada em 6 grandes grupos.  A atividade prática consistiu em analisar um perfil de uma criança a partir do checklist, que se enquadra em algum transtorno. A partir das questões respondidas do perfil da criança, o objetivo foi elaborar uma rotina escolar que atendesse às suas necessidades. Posteriormente às discussões, foram realizadas as apresentações pelos representantes do grupo.

No final, foi oportunizada de cada encontro, uma avaliação, com objetivo de refletirem sobre os pontos abordados e as contribuições para a orientação e encaminhamento do trabalho pedagógico em cada unidade escolar.  As temáticas que ocorreram no mês de abril pela equipe do CEMAEE, proporcionaram o aperfeiçoamento das estratégias valiosas para trabalhar com as crianças com transtornos na rotina educativa, traçando estratégias de apoio para um atendimento de qualidade das crianças com TEA.
 
Fotos: Divulgação
 
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-antecipa-o-cronograma-de-reforma-do-centro-municipal
Há 22 horas
Prefeitura Municipal de Marília antecipa o cronograma de reforma do Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural (Cemesc)
Noticia auto-da-compadecida-de-ariano-suassuna-inspira-abordagem-criativa-para-estimular-a
Ontem
‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, inspira abordagem criativa para estimular a escrita e leitura nos alunos da Emef Paulo Freire, na zona Sul de Marília
Noticia programa-leitura-em-casa-formando-pequenos-leitores-desperta-interesse-pelo-universo
Há 2 dias
Programa ‘Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores’ desperta interesse pelo universo dos livros nos alunos da rede municipal através de kits distribuídos pela Prefeitura de Marília
Noticia nota-de-pesar
Há 2 dias
Nota de pesar
Noticia prefeitura-de-marilia-prioriza-alimentacao-saudavel-com-acompanhamento-nutricional-em
Há 5 dias
Prefeitura de Marília prioriza alimentação saudável com acompanhamento nutricional em escolas municipais estruturado com proteína, frutas, legumes, pouco sal, zero açúcar e nenhum processado
Noticia secretaria-municipal-da-educacao-elege-representantes-da-cipa-com-a-participacao-de-mais
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação elege representantes da CIPA com a participação de mais de 70% dos servidores da rede
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-promovem-o-1-encontro
Há 6 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação promovem o 1º encontro formativo do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ para professores alfabetizadores
Noticia apae-realiza-a-37-edicao-da-feira-da-bondade-neste-fim-de-semana-com-o-apoio-da
08 MAI 2024 - 18h08
Apae realiza a 37ª edição da Feira da Bondade neste fim de semana com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília
Noticia prefeitura-de-marilia-e-secretarias-municipais-da-educacao-e-do-esporte-apresentam-a
02 MAI 2024 - 17h05
Prefeitura de Marília e Secretarias Municipais da Educação e do Esporte apresentam a mascote do Campeonato Esportivo Interescolar 2024
Noticia transtorno-do-espectro-autista-tea-ganha-destaque-em-acao-comunitaria-integrada-das
02 MAI 2024 - 15h56
Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganha destaque em ação comunitária integrada das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Saúde de Marília
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia