02 MAI 2024
EMDURB
PLANEJAMENTO URBANO
Prefeitura Municipal de Marília investe em mobilidade urbana com mais de 20 quilômetros de ciclofaixa e educação no trânsito
A cidade conta com estrutura para estimular o uso de bicicleta como meio de transporte e contribui para a saúde e o bem-estar dos moradores
As ciclofaixas desempenham um papel fundamental na promoção de uma mobilidade urbana mais eficiente, sustentável e segura, além de contribuir para o bem-estar e a saúde física. A Prefeitura Municipal de Marília tem desenvolvido ações ao longo dos oito anos de administração do prefeito Daniel Alonso (PL) para auxiliar a população na melhoria do fluxo de tráfego, na segurança no trânsito e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte como nos centros urbanos.

“São 22 quilômetros de ciclofaixa em todo Município, distribuídos na região Norte, na avenida Benedito Alves Delfino, com seis quilômetros, e na avenida Luzia dos Santos Alves, com 1,3 km. Região Leste, na avenida das Esmeraldas a ciclofaixa tem 7,8 quilômetros, seguindo pelas avenida Maria Cecília Alves, no bairro Cascata e na Alameda Joaquim Cavina, com mais 6,8 quilômetros. As ciclofaixas ganham importância porque contribuem para o desenvolvimento da mobilidade em todas as regiões da cidade”, destacou o prefeito Daniel Alonso.

Meio de transporte sustentável

Para o diretor-presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília, a Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, as ciclo faixas têm um papel importantíssimo na promoção da mobilidade urbana porque trazem benefícios para os ciclistas, pedestres e comunidades em geral. “As ciclofaixas contribuem ajudam a reduzir o congestionamento nas ruas e a melhorar o fluxo do tráfego em geral, estimulam o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável em faixas exclusivas oferecendo segurança no trânsito para proteger os ciclistas dos perigos do tráfego intenso. Além disso, a presença de ciclofaixas na cidade incentiva o respeito às regras de trânsito por parte de todos os usuários, criando um ambiente mais seguro e harmonioso", explicou o diretor-presidente da Emdurb.

De acordo com ele, com o aumento da consciência ambiental e a busca por um estilo de vida mais saudável, o uso de bicicletas como meio de transporte tem crescido nas cidades e em Marília não é diferente. “Temos atendido às expectativas da população, em especial, aos ciclistas que utilizam as ciclofaixas diariamente para se locomover ou de forma recreativa com as famílias nos fins de tarde ou fim de semana”, ressaltou Dr. Valdeci Fogaça, lembrando que as ciclofaixas na cidade não são interligadas, mas existe um projeto a ser desenvolvido pela Emdurb que visa ampliar e interligar esses cerca de 22 quilômetros de ciclofaixas pela cidade.

Educação no trânsito

A Emdurb realiza várias ações de educação para o trânsito destinadas a todos os envolvidos no trânsito e mobilidade da cidade, inclusive as ciclofaixas. E uma das ações realizadas destinadas aos ciclistas, a Emdurb, inclusive, instalou uma faixa/painel em ponto de concentração de ciclistas com informações e orientações sobre regras de trânsito para este público. É importante ressaltar que durante as ações voltadas ao trânsito, a Emdurb realiza várias orientações aos ciclistas no intuito de incentivar o uso da ciclovia e sobre segurança aos ciclistas.

Regiões de Marília com ciclofaixa

•        Av. Benedito Alves Delfino, com 6 km;
•        Av. Luzia dos Santos Alves, com 1,3 km;
•        Av. das Esmeraldas, com 7,8 km;
•        Av. Maria Cecília Alves - Cascata;
•        Alameda Joaquim Cavina, com 6,8 km.

As ciclofaixas citadas não são interligadas, de acordo com informações da Emdurb que aposta na implementação de ciclofaixas como importante papel no planejamento urbano e estímulo em melhorias nos aspectos relacionados ao trânsito e na qualidade de vida da população.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024