06 MAI 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura Municipal de Marília antecipa ações de acolhimento na Casa Cidadã com serviços de excelência para a chegada do inverno: abrigo, alimentação e saúde
Local oferece 46 leitos para atender homens, mulheres, inclusive com necessidades especiais, e famílias em estado de vulnerabilidade ou que estejam morando na rua
Localizada na rua Paraíba, nº 674, no bairro Banzato, zona Leste, a Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência Social, visando oferecer melhor qualidade aos serviços sociais com atendimento humanizado, antecipam ações para atender homens, mulheres e famílias, de passagem ou não pela cidade, mas que estejam em estado de vulnerabilidade e morando nas ruas.

O objetivo é acolher essas pessoas que estão necessitando de abrigo, alimentação e atendimento à saúde. A Casa Cidadã foi criada pelo prefeito Daniel Alonso (PL) justamente para oferecer acolhimento imediato e emergencial a qualquer pessoa ou família que precise de um abrigo temporário. O horário de funcionamento é das 18h às 8h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Por iniciativa própria ou que foram atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, as pessoas são recebidas e direcionadas para o banho, alimentação (jantar) e consequentemente, para o repouso em leitos divididos para homens, mulheres, pessoas com necessidades especiais e famílias, todos higienizados e climatizados. No dia seguinte, antes de saírem da Casa Cidadã, todos recebem o café da manhã.

“Oferecemos o mínimo de dignidade e conforto para que essas pessoas se sintam acolhidas”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Clovis Mello. A Casa Cidadã ainda oferece espaços de convivência aos usuários com sala de leitura e TV, copa com cozinha totalmente adaptada para atender as expectativas dessas pessoas em situação de abandono.

“Para todos esses serviços de atendimento, inclusive agora na temporada outono-inverno, contamos com profissionais bem envolvidos e comprometidos em oferecer o melhor às pessoas que tanto precisam de atenção e carinho, de banho e alimentação. Trabalhar com assistência social exige comprometimento e todos da equipe, 255 diretamente e 20 indiretamente, estão sempre dispostos a oferecer atenção e compaixão ao próximo, mesmo os adictos, pessoas cuja a vida é controlada pelas drogas”, ressaltou o secretário municipal.

Solidariedade com o próximo

O prefeito de Marília, Daniel Alonso vem demonstrando, cada vez mais, preocupação em oferecer bem-estar e assistência às pessoas e famílias que, por algum motivo, estão desamparadas. Com a previsão da chegada da temporada fria do ano em todo país, Daniel Alonso  por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que a Casa Cidadã já planeja ações e prepara o espaço para adaptar mais leitos se houver necessidade e assim receber a todos que precisam.

“A Casa Cidadã foi totalmente reformada para oferecer acolhimento imediato e emergencial às pessoas em situação de rua. O local tem 670 metros quadrados, com duas salas da equipe técnica, uma sala de recepção, uma sala de TV, um espaço de convivência, cozinha, refeitório, lavanderia, almoxarifado, jardim e banheiros masculino e feminino (com acessibilidade) e chuveiros elétricos. Esse espaço foi reestruturado justamente, para quando for necessário, ampliar o número de leitos e assim receber todos que precisarão de assistência para não passar frio e nem fome nas ruas da cidade”, informa o prefeito, ressaltando que em 2023 (de janeiro a dezembro) foram assistidas na Casa Cidadã, o total de 1.717 pessoas, sendo 1.586 homens e 131 mulheres. Este ano, de janeiro até março, 440 homens e 36 mulheres já receberam acolhimento.

“Mudou e melhorou muito o atendimento na Casa Cidadã que antes era o albergue municipal. Agora me sinto de fato, acolhido com banho quente, alimentação de qualidade e durmo em cama com lençol e cobertor limpos e no quarto tem ventiladores”, comentou Adenir, que atualmente mora na rua.

Restaurantes ‘Nosso Prato’

Outra iniciativa do prefeito Daniel Alonso de oferecer segurança alimentar com preço acessível, elaborado junto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, tem atendido às expectativas de milhares de pessoas. Os restaurantes municipais ‘Nosso Prato’, instalados nas zonas Sul e Norte da cidade, servem, diariamente, refeições nutritivas e balanceadas com preço bem acessível. O projeto se  tornou referência no Estado e agora vai apresentar mais uma novidade.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, já está em fase de implementação a unidade móvel do ‘Nosso Prato’ para distribuir marmitas às pessoas em condições de rua que se recusam a receber os serviços tanto na Casa Cidadã como na Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação Social) como no Centro POP (Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) criado para atender e ampliar o universo informacional e de ação participativa das famílias que enfrentam problemas sociais como desemprego, dificuldades e precariedade no acesso moradia, aumento do número de crianças e adolescentes fora da rede escolar e outros problemas sociais.

Fotos: Mariano Rocha

Noticia primeira-dama-de-marilia-dona-selma-regina-participa-de-lancamento-de-livros-com-receitas
Há 3 dias
Primeira-dama de Marília dona Selma Regina participa de lançamento de livros com receitas que inspiraram a vida dos idosos do Centro Dia ‘Anos Dourados’