Clique aqui e consulte nossas políticas.
14 MAI 2024
OBRAS PÚBLICAS
Com investimentos de R$ 13,2 milhões, Prefeitura Municipal de Marília iniciará o maior programa de recuperação asfáltica em toda cidade
Técnica que será utilizada vem sendo adotada por importantes centros urbanos e contribuirá para a preservação do meio ambiente
A Prefeitura Municipal de Marília iniciará em breve a recuperação da malha asfáltica em todas as regiões da cidade. Ao todo, serão investidos mais de R$ 13,2 milhões, em edital conduzido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. “A técnica que iremos adotar consistirá na RAP, a Recuperação de Asfalto Proveniente, que envolve o reaproveitamento de material asfáltico retirado de pavimentos desgastados”, contextualizou o secretário municipal de Obras, engenheiro civil Fábio Alves de Oliveira.

Ao invés de descartar as camadas antigas, as mesmas são trituradas e processadas para serem incorporadas em novas construções de estradas. A prática não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas garante benefícios técnicos, econômicos e sociais significativos. “Em termos ambientais, a reciclagem de asfalto através do RAP é uma abordagem ecológica, reduzindo a necessidade de novos recursos naturais e minimizando a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários”, informou o secretário municipal de Obras Públicas.

A mitigação do impacto ambiental ao adotar o RAP também consiste em outro ponto positivo, justamente por estar associado à redução da extração de novos materiais para pavimentação. “O RAP traz vantagens técnicas notáveis. O material recuperado mantém propriedades valiosas para a construção de estradas, contribuindo para a durabilidade e resistência das novas camadas asfálticas. Sua incorporação nas misturas asfálticas proporciona maior flexibilidade e reduz a propensão a trincas e fissuras, prolongando a vida útil do pavimento”, detalhou Fábio Alves.

O prefeito Daniel Alonso (PL) ressaltou que a recuperação abrangerá ruas e avenidas, corredores estratégicos de todas as regiões da cidade. “Iremos concretizar essa relevante obra de infra-estrutura, garantindo mais mobilidade, segurança e, como não poderia ser diferente, mais qualidade de vida para população”, considerou o chefe do Executivo. Dentro das próximas semanas a Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Obras Públicas irão dar continuidade ao processo de contratação da empresa e a celebração do contrato, para, posteriormente, emissão da ordem de serviço.

Fotos: Mauro Abreu

Noticia prefeitura-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-obras-publicas-realizam-recuperacao-e
Há 5 dias
Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal de Obras Públicas realizam recuperação e manutenção de ruas