O programa 'Marília em Ação' mantém cronograma de ações para manter vias públicas limpas, sinalizadas com ampla segurança
A Prefeitura Municipal de Marília intensifica as ações do Programa 'Marília em Ação - a Prefeitura Trabalhando por Você' para manter a cidade 'Símbolo de Amor e Liberdade' cada vez mais inclusiva, limpa, segura, verde e 100% iluminada com LED. Todas as equipes das Secretarias Municipais de Obras Públicas, Meio Ambiente e Limpeza e Serviços, além da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) e Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), estão trabalhando em todas as regiões do Município.
O prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso (PL), destacou que quer concluir os 8 anos de gestão à frente da Prefeitura de Marília, em dezembro deste ano, com todos os feitos de infraestrutura urbana, asfalto novo, zeladoria em dia, iluminação, lazer e mobilidade urbana funcionando e visível a toda população e aos turistas. Pois, Marília, é intensamente visitada por pessoas da região, capital, de outros Estados e de outros países. Marília foi classificada no ranking ‘As melhores Cidades do Brasil 2022’ da Revista Isto É, como a 1ª do Brasil em Responsabilidade Social.
“A excelente posição de Marília no ranking das 50 melhores cidades do Brasil com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) positivo, é motivo de orgulho para o município e comprova a gestão eficiente ao longo dos últimos anos da minha administração”, informa o prefeito Daniel Alonso.
De acordo com informações do chefe do Poder Executivo, o Programa de Revitalização e Modernização do Parque de Iluminação Pública realizou 100% dos serviços atendidos no prazo contratual. “Com isso, nós conseguimos modernizar a cidade trocando as luminárias existentes pelo sistema LED, o que equivale a mais de 16 mil pontos de iluminação pública. Um investimento de R$ 2,7 milhões em serviços de manutenção e R$ 11,2 milhões em obras”, salientou Daniel Alonso.
Cidade verde, segura, bem sinalizada e iluminada
Um relatório divulgado pela empresa Citelum - responsável pela execução do Programa de Revitalização e Modernização do Parque de Iluminação Pública - mostra que no primeiro ano de contrato foram realizados mais de 5,5 mil serviços de manutenção. A população utilizou o serviço de call center (0800-727-7173) em pelo menos 60% dos casos, e o Aplicativo Cidade Iluminada (disponível para Android e iOS) em 25% das ocasiões; outros meios foram utilizados em 15% das solicitações.
Dados oficiais do Executivo apontam que a substituição pela tecnologia LED em 100% das luminárias já representa uma economia de 50% no consumo de energia, nas regiões que tiveram tecnologia de iluminação atualizada. Nesses locais, a maioria das lâmpadas antigas era de vapor metálico e vapor de mercúrio, de consumo bem mais elevado.
Para o prefeito Daniel Alonso, esse é um investimento que se paga. “O LED veio para ficar. As pessoas fizeram ou ainda estão fazendo esse tipo de substituição em suas casas, por conta da economia. Nós, na administração da cidade, estamos seguindo o exemplo do cidadão, da dona de casa, que também busca fazer o dinheiro render mais”, concluiu.
Fotos: Mariano Rocha