26 JUN 2024
CULTURA
Inspirado na obra literária de Aluísio de Azevedo, filme ‘O Cortiço’ é destaque na programação da Sessão Pontos MIS desta quinta-feira, dia 27 de junho, às 20 horas
Com entrada franca, longa dirigido por Francisco Ramalho Júnior traz Betty Faria no papel da carismática Rita Baiana
A Secretaria Municipal da Cultura de Marília, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), exibe nesta quinta-feira, dia 27 de junho de 2024, às 20 horas, na sessão Pontos MIS, o longa brasileiro ‘O Cortiço”, lançado no final dos anos de 1970 e dirigido por Francisco Ramalho Júnior. Com entrada franca, a sessão será na Sala Municipal de Projeção do Clube de Cinema de Marília ‘Emílio Pedutti Filho’, no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, avenida Sampaio Vidal, nº 245, piso superior.
Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria Municipal de Cultura de Marília, oportunizando realização de oficinas, exibições e ações voltadas para ampliação do conhecimento sobre a sétima arte.
O filme
Baseado no romance de Aluísio de Azevedo (originalmente, lançado no ano de 1890), o filme ‘O Cortiço’ apresenta as mazelas e a vida miserável dos moradores do português João Romão, dono de um cortiço em Botafogo, no Rio de Janeiro de seus inquilinos, entre eles o português Jerônimo e a carismática Rita Baiana. O filme também retrata a vida do português Miranda, o proprietário do sobrado ao lado do cortiço. Em meio à interação entre os hábitos lusos e brasileiros, o cotidiano dessas pessoas entrelaça-se diariamente por meio das festas, das fofocas e das brigas, configurando um panorama difuso e complexo das ambições da sociedade carioca - e brasileira - nos últimos anos da monarquia. O filme tem no elenco grandes atores brasileiros, com o destaque para a interpretação da atriz Betty Faria como a personagem Rita Baiana.
Serviço
Pontos MIS
‘O Cortiço’
Quinta-feira, dia 27 de junho de 2024
20 horas
Sala de Projeção do CCM ‘Emílio Pedutti Filho’
Complexo ‘Braz Alécio’, av. Sampaio Vidal, nº 245 (superior)
Entrada gratuita
Fotos: Divulgação