Objetivo é proporcionar melhoria na saúde mental dos servidores e aumentar a produtividade
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou a Sala de Descompressão no dia 1º de julho, iniciativa para incentivar o bem-estar dos servidores. Localizada nas dependências da secretaria, o espaço foi projetado para proporcionar momentos de relaxamento, pausa e recarregamento de energias aos funcionários que atuam em prol da educação na cidade.
Esta é mais uma das ações em continuidade do projeto piloto “Gestão Acolhedora” da própria Secretaria da Educação. Outro fator importante para a implantação deste ambiente é a inibição ao absenteísmo: ausências dos servidores ao trabalho, que é um dos apontamentos do Tribunal de Contas questionando as medidas efetivas para a mitigação ao absenteísmo, garantindo, assim, melhor uso do recurso público.
Em um cenário cada vez mais desafiador e acelerado, não é segredo que a saúde mental e o equilíbrio emocional se tornaram aspectos fundamentais para o bom desempenho no ambiente de trabalho. Reconhecendo essa necessidade, a equipe da Secretaria Municipal da Educação idealizou esse espaço confortável e aconchegante, com o objetivo de oferecer aos servidores que atuam na Secretaria da Educação um ambiente tranquilo e relaxante, proporcionando um momento de pausa para reduzir o estresse, relaxar a mente e recarregar as energias.
A Sala de Descompressão conta com elementos como almofadas confortáveis, cadeiras, sofás, TV, música suave, iluminação relaxante, livros e jogos para ajudar a proporcionar um ambiente agradável e aumentar a produtividade dos funcionários.
“A construção de uma sala de descompressão pode ter diversos benefícios para o ambiente de trabalho, dentre eles a redução do estresse e ansiedade. Um ambiente tranquilo e acolhedor pode ajudar os funcionários a relaxar e reduzir a ansiedade, o que pode melhorar o bem-estar geral e a motivação”, afirmou Helter Rogério Bochi, Secretário Municipal da Educação de Marília.
Fotos: Divulgação