Programa Tecnologia e Inovação na Aprendizagem proporcionará educação digital através de ferramentas on-line disponibilizadas pelo Google for Education
As Secretarias Municipais da Educação e da Tecnologia e Inovação de Marília lançaram no final de outubro o programa Tecnologia e Inovação na Aprendizagem, durante evento que reuniu educadores, diretores da rede municipal de ensino e autoridades no Teatro Municipal de Marília. Participaram da solenidade os secretários municipais Eduardo Yamamoto (Tecnologia e Inovação) e professor Helter Bochi (Educação), que representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL). Também compareceram a gerente de contas do Google for Education, Alynne Silva, diretor de negócios da AltBit, Mauro Fernandes, e a especialista do Google for Education e professora Jucineia Maria de Oliveira.
O Programa Tecnologia e Inovação na Aprendizagem conta com a contratação da Empresa Techbit, que é o consórcio das empresas EXH Tecnologia e AltBit. O consórcio realizará a prestação de serviços de fornecimento e locação de chromebooks, gerenciamento em nuvem, gabinete de carregamento, painel interativo educacional e WiFi. Além do fornecimento - que contemplará todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Marília, formado pelas escolas de Educação Infantil e Escolas de Educação Básica - haverá a distribuição de kits e materiais pedagógicos para a implementação do Programa Tecnologia e Inovação na Aprendizagem para Escolas Municipais.
Conforme informou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, a ação está alinhada às exigências do Governo Federal, que estabeleceu a nova diretriz para a implementação de políticas públicas, por meio da Lei n.º 14.533, de 11 de janeiro de 2023, em seu artigo 26: ‘a educação digital, com foco no letramento digital e no ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais, será componente curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio’. “O programa buscará proporcionar um aprendizado atrativo, lúdico e significativo aos estudantes, visando o desenvolvimento de conceitos, criatividade e do raciocínio lógico”, contextualizou o secretário Bochi.
Os chromebooks são um novo tipo de computador, projetado para ajudar na realização de tarefas de modo mais rápido e fácil, totalmente apropriado para o uso escolar e auxiliar no desenvolvimento didático-pedagógico. Para o prefeito Daniel Alonso, que ao longo dos oito anos de sua gestão construiu 7 novas escolas municipais, os investimentos em Educação são primordiais para o desenvolvimento humano de Marília, que é elogiado nacionalmente, inclusive. “Nossas escolas são referências em todo o Brasil e sempre conquistamos índices elevados nas avaliações, sejam do Governo Federal, através do MEC, seja do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado da Educação. Quero parabenizar toda a equipe da Educação e dizer que, com esta parceria com a Tecnologia e Inovação, nossos alunos estarão preparados para os desafios do mundo digital”, concluiu o chefe do Poder Executivo.
Fotos: Ramon Barbosa Franco