04 OUT 2018
Vacinação antirrábica segue para os distritos; Zoonoses terá posto sábado

Neste dia 06 de outubro, equipes da Saúde apoiadas pela Unimar estarão em Padre Nóbrega (distrito e novos bairros), Rosália, Dirceu, Avencas, Lácio e Fazenda do Estado

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos de Marília termina neste sábado (6) com o atendimento nos distritos. Mais de 20 mil animais já foram vacinados desde 15 de setembro.

Entretanto, para atender moradores na área urbana de Marília, que ainda não levaram os animais nos postos de vacinação nas semanas anteriores, a Divisão de Zoonoses fará plantão em sua sede. Os animais podem ser levados das 9h às 16h, na rua Francisco Busto Martins, ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, somente neste sábado (6).

Nesta última semana, a campanha atende a população de Padre Nóbrega (distrito e novos bairros), Rosália, Dirceu, Avencas, Lácio e Fazenda do Estado. Em Amadeu Amaral, a ação foi antecipada em 2018 e já aconteceu. Em Dirceu, a vacinação será apenas no período da manhã. Já na Fazenda do Estado acontecerá no período da tarde. Nos demais postos, o atendimento será das 9h às 17h.

Lupércio Garrido Neto, veterinário da Divisão de Zoonoses, considera a campanha bem sucedida. “Nossa avaliação é muito boa, com cobertura significativa da zona urbana. Agora o desafio é nos distritos e pedimos aos moradores que procurem os locais tradicionais de vacinação”, disse.

O veterinário explica que a vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não tem diferença da ofertada nas clínicas. O custo do imunobiológico é relativamente baixo e, por isso, os donos de cães e gatos, que já cumprem uma rotina de cuidados com os animais em petshops, muitas vezes não busca a campanha.

“É importante que a população não deixe de levar os animais porque a vacina é considerado o meio mais eficaz para mantermos a raiva sob controle”, afirmou Lupércio.

PARCERIA

Para obter sucesso na campanha, a Secretaria Municipal da Saúde conta com o apoio de alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília), além da colaboração de comerciantes e responsáveis por locais estratégicos, como escolas.

A estimativa atual no Estado de São Paulo é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília teria hoje cerca de 74,4 mil animais.

RAIVA MATA

A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 18 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Confira os locais de vacinação nos distritos.