A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico - participou, durante a primeira quinzena de abril, do 2º encontro Numismático, Filatélico e de Colecionismo de Marília. O evento foi realizado pela empresa Numismática Completei, no hotel Tenda, entre os dias 11 e 13 de abril.
O evento contou com diversos expositores, de várias regiões do país, e foi uma oportunidade única para colecionadores, entusiastas e curiosos se reunirem, trocarem experiências e apreciarem a riqueza do universo das moedas, selos e objetos de coleção.
Durante os três dias, os visitantes puderam comprar, trocar e conhecer objetos, como selos, cédulas, moedas e brinquedos, que fazem parte da história do país e de diversas gerações, além de promover intercâmbio entre os apaixonados por esse hobby. O colecionismo é uma prática que vem crescendo muito e se disseminando entre a população, principalmente entre os jovens e adolescentes, e se destaca como uma importante fonte de preservação cultural.
Marília foi sede desse evento pelo segundo ano consecutivo e a novidade foi o lançamento de um cartão postal e uma moeda em homenagem ao Museu de Paleontologia de Marília e às pesquisas de fósseis - desenvolvidos pela Numismática Completei, de Taboão da Serra, em parceria com as secretarias municipais da Cultura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Nos dias 11 e 12 de abril, o cartão e a moeda foram apresentados e expostos no Museu de Paleontologia e no dia 13 de abril no Bosque Municipal. Para o paleontólogo William Nava, o encontro reuniu os fãs da numismática e também da paleontologia, proporcionando uma rica troca de informações entre os participantes.
“As peças desenvolvidas em homenagem ao Museu foram um sucesso e uma forma de ampliar a divulgação dos trabalhos de pesquisas realizados”, afirmou o paleontólogo Willian Nava.
Para o Secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, foi um evento muito importante, que promoveu a interação entre colecionadores e valoriza a história e a cultura, e ajuda a preservar a memória da cidade. “Foi uma oportunidade de ver pessoalmente muitas coisas que vão se perdendo ao longo do tempo e que muitas pessoas não conheceram. Também ficamos muito felizes com a merecida homenagem ao Museu”, comentou Vitor Gazola.
O vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça e a secretária municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro, também prestigiaram o evento.
Fotos: Divulgação