Realizado na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da Prefeitura Municipal, o 1º Encontro Municipal sobre Voz e Comunicação no Trabalho. O evento, organizado pelo Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador e Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador), faz parte da data mundial sobre o tema.
A diretora municipal de Saúde do Trabalhador, Vânia Maria Francisco Sakano, destacou ser esse um tema sempre importante e atual. “É preciso promover a conscientização e prevenção aos acidentes e doenças do trabalho. O tema desse encontro foi Voz e Comunicação no Trabalho, porque um diálogo eficaz promove um ambiente saudável e produtivo, reduzindo estresse e ansiedade, com os trabalhadores se sentindo seguros para compartilhar ideias e sugestões”, destacou.
As palestras proferidas por fonoaudiólogas foram:
- A audição e voz como indicadores de saúde do trabalhador
- Ruído e comunicação nos ambientes de trabalho: Qual a minha responsabilidade e possibilidades como servidor)a) e gestor(a)?
- Comunicação não violenta e saúde mental dos trabalhadores
- Resultados positivos de ações preventivas de saúde junto aos servidores da Prefeitura de Marília: Como ampliar alcance?
Foi evidenciado que o Disturbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) é uma condição que afeta os trabalhadores, podendo ser causado por fatores ocupacionais excessivo da voz, ambiente de trabalho com ruído, ou condições que exigem falar alto ou por longos períodos.
Fotos: Divulgação