Os alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) têm participado, neste primeiro semestre, de uma rotina diferenciada nas aulas de inglês: da atividade "How are you feeling?" (Como você está se sentindo?).
A atividade é uma forma de acolhimento e de prática da comunicação oral da língua inglesa. Ao iniciar a aula, a professora cumprimenta os alunos e pergunta: "How are you feeling today?". Cada estudante tem a oportunidade de expressar seus sentimentos, utilizando vocabulário como happy (feliz), sad (triste), angry (raiva), excited (animado/a), tired (cansado/a), entre outros.
A atividade é conduzida de maneira lúdica, incentivando todos a se expressarem em inglês, respeitando o tempo e o nível de cada aluno. Essa prática diária não apenas reforça o vocabulário emocional e as estruturas de perguntas e respostas em inglês, mas também cria um espaço de escuta e acolhimento, fortalecendo o vínculo entre alunos e professora, além de promover o desenvolvimento da inteligência emocional.
"É muito gratificante observar o envolvimento dos alunos ao se expressarem em inglês sobre seus sentimentos. Essa prática diária tem contribuído significativamente para a ampliação do vocabulário, além de fortalecer a confiança dos estudantes em se comunicar na nova língua", afirmou Camila Rodrigues de Souza, que integra a equipe técnica do setor de planejamento de EMEF na Secretaria Municipal da Educação.
Atualmente, cerca de 9 mil alunos de EMEFs, de 6 a 10 anos de idade, participam do projeto “How are you feeling?” na rede de ensino de Marília.
“Recentemente, investimos na capacitação dos nossos professores de inglês. Projetos, como este, ajudam a melhorar ainda mais a qualidade do ensino que é ofertado aos nossos alunos. Estamos muito contentes com a participação e o comprometimento dos estudantes nestas atividades”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
Fotos: Divulgação