A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, irá realizar neste sábado (10) mais duas ações de combate à dengue no município.
Pela manhã, a partir das 8h30, acontecerá o BCC (Boqueio e Controle de Criadouros) e a remoção manual de criadouros nos bairros Firenze e Vila Maria, zona Oeste da cidade.
Esta ação envolverá 76 profissionais, sendo 35 agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, 35 alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília) e seis supervisores de saúde.
A equipe estará se reunindo às 8h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde) Chico Mendes, responsável pelas áreas do Firenze e da Vila Maria, quando serão definidas as equipes para as visitas aos imóveis dos bairros.
O sucesso da ação depende diretamente da colaboração dos moradores, como explica a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
“Por se tratar de bairros considerados dormitórios, ou seja, o pessoal trabalha em horário comercial, muitas casas permanecem fechadas de segunda a sexta-feira. Por isso faremos a ação no sábado, mas precisamos que os moradores permitam o acesso dos agentes de saúde aos imóveis para que façam o bloqueio, o tratamento focal e a remoção dos criadouros. Desta forma, a ação será eficaz”, disse Paloma Libanio.
NEBULIZAÇÃO COSTAL
Já no período noturno, a partir das 18h, será realizada a nebulização costal em três escolas estaduais, com três agentes de controle de endemias e um supervisor de saúde.
A primeira unidade a ser nebulizada será a escola Prof. Baltazar de Godoy Moreira, localizada na rua 24 de Dezembro, 2.687, no bairro São Miguel (Somenzari); em seguida será a vez da Prof. Antônio Reginato, que fica na rua Corifeu de Azevedo Marques, 807, no bairro Palmital; e depois finaliza na escola Amélia Lopes Anders, que se localiza na rua Pedro Martins Parra, 470, no bairro Santa Antonieta.
Fotos: Divulgação