Programa, lançado no Palácio dos Bandeirantes, visa combater a pobreza em famílias vulneráveis
O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes, o SuperAção SP, uma iniciativa inédita para o enfrentamento à pobreza em todas as regiões do Estado.
O programa integrará políticas públicas estaduais de todas as áreas, incluindo reforços em ações sociais promovidas pelos municípios. O objetivo é criar condições para que essas famílias tenham apoio e acesso a oportunidades para alcançar emancipação e autonomia.
O governo de São Paulo fará repasse extra de R$ 150 milhões aos 645 municípios do estado para fortalecimento das políticas públicas de assistência social.
O valor representa um aumento de 62,5% dos investimentos já realizados pelo Estado para o cofinanciamento de programas de proteção social dos municípios. O montante é recorde e supera as previsões estabelecidas no Plano Estadual de Assistência Social.
O cofinanciamento é um mecanismo essencial para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados (CREAS), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas, abrigos e programas de acolhimento, entre outros.
A secretária municipal da Cidadania, Hélide Maria Parrera, e a superintendente Neide Brito de Moura Leatti estiveram presentes no lançamento do Programa, uma política pública intersetorial inovadora que une esforços de diversas áreas do governo para transformar realidades e construir um estado mais justo e igualitário.
O programa tem como missão superar a pobreza de famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo sua autonomia por meio do acesso à renda, bens e serviços, além da capacitação profissional e da inclusão no mercado de trabalho.
“O nosso compromisso é cuidar de quem mais precisa e garantir assistência para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Este repasse é uma parte importante de um conjunto de iniciativas que estamos desenvolvendo para superar a pobreza em nosso estado e oferecer condições para emancipação das pessoas”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Fotos: Divulgação