13 SET 2018
Saúde alerta para vacinação antirrábica em cães e gatos; sábado é na zona norte

Zona norte da cidade será a 1ª região atendida; cada sábado nova área receberá as equipes

A Secretaria Municipal da Saúde alertou a população para o início da 39ª Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. A aplicação das doses começa neste sábado (15), pela região norte de Marília, em frente às unidades de saúde, diante de escolas e outros locais estratégicos selecionados pelos técnicos da Divisão de Zoonoses. Os postos ficarão abertos das 9h às 17h.

Depois da zona norte, a campanha atingirá as regiões leste/oeste no dia 22 deste mês. Na semana seguinte (dia 29) as equipes trabalharão na zona sul. Para encerrar, a vacinação antirrábica acontecerá nos distritos.

Os moradores do centro da cidade serão atendidos durante toda a campanha, nos locais mais próximos. Escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação são pontos de referência para a população.

O veterinário Lupércio Garrido Neto, integrante da equipe da Divisão de Zoonoses, explica que cães e felinos devem tomar a primeira dose da vacina a partir dos três meses de idade. A revacinação periódica deve ser anual.

“As campanhas públicas representam uma oportunidade para que a pessoa não tenha despesa, e mantenha seu animal protegido contra a raiva, dessa forma estendendo essa proteção a população humana”, destacou o veterinário.

PÚBLICO-ALVO

Levantamento da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo estima que o número de animais em um município deve considerar a proporção de 1:4 e 1:16 na relação cão/habitante e gato/habitante, respectivamente.

Com base nessa fórmula, Marília pode ter até 74 mil animais, entre cães e gatos. A meta é imunizar 80% dos cães. Em relação aos gatos não há uma meta preconizada.

A RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata humanos. No mundo ocorrem cerca de 70 mil mortes por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

O último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 18 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.