Feira agroecológica acontece no domingo com entrada gratuita
A Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília divulga a realização da sexta edição do concurso de gastronomia com plantas alimentícias não convencionais (PANC). O único concurso de gastronomia com PANC do Brasil cresceu e, este ano, transforma-se no Festival Gastropanc. O tradicional concurso de receitas acontece no sábado (7), das 9h às 14h, na Estância Vale da Graça, em Vera Cruz, a apenas 14 km de Marília.
No domingo (8) haverá uma oficina com o especialista Guilherme Ranieri, na Feira Agroecológica, em Marília, onde será possível aprender a identificar, coletar e preparar algumas PANC.
O festival é organizado pelo Vale da Graça, referência no turismo rural da região e entusiasta do uso das PANC na gastronomia. Os organizadores lembram que é necessário fazer reserva para assistir ao concurso, não sendo aberto ao público sem agendamento. Condições e valores para participação são de responsabilidade da empresa organizadora.
O concurso de receitas, que tem ganhado visibilidade nacional, recebeu inscrições de várias partes do país em sua penúltima edição, incluindo cidades distantes, como Goiânia. Dividido em duas categorias — doces e salgados —, o concurso é aberto a profissionais e amadores, desde que utilizem uma PANC como ingrediente principal. O vencedor da categoria salgada receberá R$ 1.000,00, e o da categoria doce, R$ 500,00. Também haverá premiações especiais para sabor, apresentação, originalidade e, como novidade deste ano, um prêmio exclusivo para estudantes.
A banca julgadora será composta por especialistas no tema: Guilherme Ranieri, autor do livro Matos de Comer; Thais Lazarini, chefe proprietária da Thathá Doces; Guilherme Zequini, chef do Pura Beach Café e Restaurante; Karen Lucas, docente de gastronomia do Senac Marília; e Juliana Gianoni, professora da Fatec Marília e pesquisadora de PANC.
Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Vitor Gazola, o evento tem uma importância especial para o turismo, pois atrai visitantes interessados em experiências gastronômicas únicas e sustentáveis. “A Estância Vale da Graça faz parte da nossa Região Turística Alto Cafezal e essa temática da PANC está em evidência e crescimento. O festival incentiva o turismo de experiência, a cultura local, a biodiversidade e a riqueza natural da região”, completou Vitor.
Informações e agendamentos: (14) 98202-7771 (mensagem WhatsApp)
Fotos: Divulgação