Atuação integrada entre poder público e sociedade civil contribui de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável de Marília
Na manhã desta terça-feira (10), o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) realizou sua primeira reunião do ano, com a participação de representantes da sociedade civil, universidades, entidades de classe e órgãos públicos. Durante o encontro, foi definida a nova direção do conselho, além do planejamento das principais frentes de atuação para 2025.
Entre os temas debatidos, destacam-se o desenvolvimento técnico de projetos ambientais, a captação de recursos, a conformidade ambiental e a elaboração de propostas voltadas à preservação e à sustentabilidade. Os conselheiros também tiveram acesso a uma apresentação detalhada sobre a estrutura de funcionamento do CADES, incluindo a legislação vigente, os papéis de cada membro e os fluxos operacionais adotados pela entidade.
Para o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, o trabalho do conselho é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas ambientais no município. Ele destacou a importância da participação de diversos núcleos da sociedade na composição do CADES, como universidades, ONGs, a OAB e associações profissionais.
“Entendemos que é uma parceria muito positiva entre a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos e o conselho. São profissionais que trazem conhecimento técnico e disponibilidade para contribuir com o município. Estamos muito otimistas para 2025 e confiantes de que faremos um excelente trabalho em conjunto”, afirmou Rodrigo.
Com o novo direcionamento e a atuação integrada entre poder público e sociedade civil, a expectativa é que o CADES contribua de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável de Marília, promovendo ações que aliem crescimento urbano e preservação ambiental.
Fotos: Divulgação