Evento será na Biblioteca Municipal, das 9h às 12h
Você, com 50 anos ou mais, sabe fazer compras pela internet de forma segura? Diferenciar um site falso de um verdadeiro? Identificar mensagens e ligações suspeitas? Estas e outras questões serão discutidas e ensinadas na Conferência Municipal Sobre Tecnologias e Segurança Digital Para a Terceira Idade, que será realizada no dia 17 de junho (terça-feira), das 9h às 12h, no auditório da Biblioteca Municipal, na rua São Luiz, 1295. A entrada é gratuita.
A conferência é oferecida pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias da Cultura e de Tecnologia e Inovação, e tem por objetivo orientar e conscientizar a população da terceira idade sobre as ameaças digitais e como proteger-se de golpes comuns em sites, ligações telefônicas, e-mails e mensagens. “É trazer ao usuário o domínio e confiança no uso da internet, principalmente agora com a entrada das IAs (Inteligências Artificiais)”, diz o supervisor do Telecentro e organizador do evento, Pedro Matos Teixeira.
Pedro alerta que essa faixa da população é mais vulnerável aos golpes digitais, porque boa parte dela tem dificuldade em utilizar o ambiente virtual. “Por isso que devemos oferecer orientação e conhecimento para uso da internet de forma segura e confiante”, salienta.
Matos lembra que há 15 anos o Telecentro mantém cursos de inclusão digital voltados para a terceira idade, sendo formados mais de 600 alunos no período. “Com a conferência, queremos ampliar a difusão destes conhecimentos, afinal hoje a maioria dos serviços está on-line como, por exemplo, o agendamento de serviços do Poupatempo, agendamentos de consultas médicas, entre outros”, destaca.
Segundo a supervisora da Biblioteca Municipal, Patrícia Bernardes da Silva, o espaço fica na região central da cidade e é plural – tem eventos, exposições, visitas de turmas escolares, brinquedoteca e um acervo de mais de 25 mil títulos, e o auditório é um ambiente propício para a conferência e outros debates. “Somos uma biblioteca viva.”
De acordo com a secretária da Cultura, Taís Monteiro, o evento vem ao encontro da promoção de diferentes atividades para os mais diversos públicos, como o da terceira idade, e o lema da administração municipal “Cidade que Cuida”. “A inclusão digital dessa faixa da população é necessária, pois no período da pandemia de Covid-19, muitos serviços passaram a ser digitais”, realça.
SERVIÇO
Evento: Conferência Municipal Sobre Tecnologias e Segurança Digital Para 3ª Idade
Quando: 17 de junho (terça-feira), das 9h às 12h
Onde: Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” (Rua São Luiz, 1295) Auditório
Entrada: gratuita
Informações: (14) 3454-7434
Fotos: Divulgação