A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, seguindo as diretrizes do Governo Federal, segue com a Ação de Qualificação Cadastral 2025, que tem por objetivo corrigir e atualizar os dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
A ação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, sendo essencial para que os dados cadastrais reflitam a realidade das famílias e pessoas cadastradas e possam ser usados para a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas.
O processo de qualificação cadastral envolve os processos de Averiguação Cadastral e de Revisão Cadastral. Inicialmente, o município de Marília apresenta o total de 5.633 famílias inseridas na ação.
A coordenadora do serviço no Município, Angela Cruz, esclarece que as famílias serão comunicadas por meio de mensagens no aplicativo do Cadastro Único, disponível nas lojas Apple e Play Store e pelo link
https://cadunico.dataprev.gov.br/. As mensagens estarão disponíveis para o cidadão no ícone “envelope”, no lado superior direito do aplicativo.
“Na ocorrência da ação de qualificação cadastral, há um aumento de fluxo de pessoas, mas essa situação será temporária e ocorrerá, principalmente, no período entre os meses de junho a novembro. Além disso, o município permanece realizando, concomitantemente, suas ações de caráter continuado, que fazem parte do serviço. Em relação ao atendimento domiciliar, o Cadastro Único tem servidores, de segunda a sexta-feira, empenhados para realizar o atendimento no domicílio das famílias, realizando ações complementares aos sábados para otimizar os atendimentos”, esclareceu a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parreira, que explicou ainda que, dado o aumento no fluxo de pessoas no CadÚnico, a Secretaria está trabalhando para garantir que o atendimento seja eficiente e eficaz, minimizando o tempo de espera e garantindo a qualidade do serviço.
Durante o atendimento, como cada família apresenta uma necessidade específica, a resolução será diferenciada para cada caso. Assim, todas as famílias passarão por triagem para otimização do serviço.
A entrevista só poderá ser realizada pelo Responsável pela Unidade Familiar (RUF), ou Responsável Legal/Procurador do RUF com documentação comprobatória, e apresentação da documentação original e obrigatória de todas as pessoas residentes na casa.
“Havendo alguma dúvida ou precisando de mais informações, não hesitem em entrar em contato conosco. Nossa equipe estará à disposição para ajudar no que for preciso”, garantiu Hélide.
Canais de atendimento do CadÚnico
Presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Nelson Spielmann, nº 1.294.
Por meio do telefone (14) 3434-1840, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Averiguação Cadastral
Foram incluídas na Averiguação cadastral 2025 as famílias com renda de até meio salário-mínimo mensal por pessoa, que possuíam, pelo menos, uma pessoa que teve a renda do Cadastro Único alterada automaticamente pelo Governo Federal, a partir dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tendo ocorrido a exclusão desta pessoa pelo motivo “desvinculação da pessoa da família”, sem a marcação de que a última atualização cadastral foi realizada em domicílio.
A Averiguação Cadastral engloba registros atualizados e desatualizados, havendo famílias beneficiárias do PBF – Programa Bolsa Família, do BPC – Benefício de Prestação Continuada, da TSEE – Tarifa Social de Energia Elétrica e famílias não beneficiárias desses programas, podendo ainda ser incluídos novos públicos no decorrer da ação.
PÚBLICO 1 – Famílias beneficiárias de programas sociais com pessoas excluídas após o povoamento de renda, terão o benefício bloqueado junho, com previsão de cancelamento em agosto de 2025. O prazo para evitar a exclusão do cadastro é fevereiro 2026.
PÚBLICO 2 – Famílias NÃO beneficiárias de programas sociais com pessoas excluídas após o povoamento de renda. O prazo para evitar a exclusão do cadastro é fevereiro 2026.
Revisão Cadastral
A Revisão Cadastral engloba registros desatualizados ou próximos da desatualização, havendo famílias beneficiárias do PBF, do BPC, da TSEE e famílias não beneficiárias desses programas. Novos públicos poderão ser incluídos no decorrer da Revisão.
PÚBLICO 1 – Famílias beneficiárias e não beneficiárias de programas sociais com data de atualização anterior a dez/2021. O prazo para evitar a exclusão do cadastro é julho 2025.
PÚBLICO 2 e 3 – Famílias beneficiárias de programas sociais (PBF, BPC ou TSEE) com data de atualização entre jan/2022 e jun/2022 e jul/2022 a set/2022, terão o benefício bloqueado em junho, com previsão de cancelamento em agosto de 2025.
PÚBLICO 4 – Famílias beneficiárias de programas sociais (PBF, BPC ou TSEE) com data de atualização entre out/2022 e dez/2022, terão o benefício bloqueado julho, com previsão de cancelamento em setembro de 2025.
PÚBLICO 5 – Famílias beneficiárias do PBF com data de atualização entre jan/2023 e fev/2023, terão o benefício bloqueado em agosto, com previsão de cancelamento em outubro de 2025.
O que os usuários precisam fazer?
Para regularizar os registros incluídos na Ação de Qualificação de 2025, as famílias devem realizar a atualização cadastral no posto de atendimento, conforme cronograma estabelecido pelo Governo Federal, se atentando aos prazos a fim de evitar a exclusão do cadastro.
Em alguns casos, a entrevista em domicílio será exigida.
Ao longo de 2025, as famílias beneficiárias incluídas nos processos da Ação de Qualificação Cadastral 2025 podem ser desligadas do PBF por outros motivos. Todavia, mesmo que a família deixe de ser beneficiária, é importante regularizar o cadastro para evitar sua exclusão do Cadastro Único.
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