Objetivo é zerar fila de mais de 300 mulheres do município que aguardam por esse procedimento
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), estão realizando a Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva e Inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino).
O curso, com apoio das secretarias municipais de saúde das cidades de Barra Bonita e Lins, está acontecendo desde segunda-feira (23) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, que fica na avenida Mem de Sá, 360, na zona Sul da cidade.
O evento foi dividido em dois módulos: o primeiro, realizado de segunda (23) a quarta-feira (25), foi teórico e com prática em bonecos e contou com a participação de 19 enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Marília, dois de Vera Cruz e dois de Paraguaçu Paulista.
Já o segundo módulo, que é prático, teve início nesta quinta (26) e vai até sexta-feira (27), com participação de quatro enfermeiras de Marília: Nathália Cristina Plaza Caprioli Basta (USF Vila Real), Nathalia Garcia de Barros (USF Costa e Silva), Carolina Guizardi Polido (Saúde da Mulher da APS – Atenção Primária à Saúde) e Fabiana Fernandes dos Santos (Ambulatório de Especialidades Nova Marília).
A capacitação é ministrada pelas enfermeiras Fernanda Soares Moreira Jerônymo (obstetra e instrutora do Coren-SP) e Patrícia Maria da Silva Crivelaro (coordenadora do projeto junto ao Coren-SP), ambas de Lins; e Josiane Leonice Zanetti de Mattos (instrutora do Coren-SP), de Barra Bonita.
O objetivo desse curso é capacitar os profissionais na qualificação da consulta de saúde sexual e reprodutiva da mulher para uma melhor orientação às mulheres com relação à sexualidade e também fazer a inserção de DIU por enfermeiros dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde no município de Marília.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância desse evento. “Temos uma demanda reprimida no município de mais de 300 mulheres aguardando pela inserção do DIU. E esse treinamento do Coren-SP, totalmente gratuito para esses profissionais, vai permitir que em pouco tempo a gente consiga zerar também essa fila, atendendo determinação do prefeito Vinicius Camarinha. Depois de zerarmos a fila, esse procedimento entrará na rotina das unidades.”
AGENDAMENTO
As mulheres interessadas em fazer a inserção do DIU devem procurar a unidade de saúde de referência e agendar essa primeira consulta para saber se esse método contraceptivo é indicado, como explica a enfermeira da APS-Saúde da Mulher, Carolina Guizardi Polido.
“Todas as nossas unidades de saúde estão aptas a fazer essas orientações iniciais para a escolha do método. As únicas contraindicações para a inserção do DIU são para mulheres que ainda não tiveram relação sexual e aquelas que tenham algum problema uterino diagnosticado. Por isso é importante passar nessa primeira consulta na unidade de saúde de sua referência”, afirmou Carolina Polido.
Fotos: Divulgação