A Galeria de Artes de Marília, espaço administrado pela Secretaria Municipal da Cultura e localizado no Complexo Cultural “Braz Alécio”, recebe no período de 5 de julho a 9 de agosto a exposição “A Carne de Gaia”, da artista Beá Meira em parceria com as artistas indígenas Claudia Baré, Larissa Ye’pa e Rayane Kaingang, com curadoria de Susana Oliveira Dias e produção do Instituto Pavão Cultural. A mostra já passou por Botucatu, Campinas, Santos e Ribeirão Preto e foi viabilizada pelo Edital PROAC 26/2024 - Artes Visuais / Circulação de Exposição.
Com trabalhos que mesclam diversas técnicas artísticas como pintura, gravura e tecelagem, a Exposição lança um olhar sobre as relações com a natureza, a exploração de territórios e a mineração na Amazônia, de forma poética, porém não ingênua. Trata-se de um trabalho plural que traz diferentes perspectivas sobre tais temáticas com o foco no entendimento da interação essencial entre os seres vivos e a Terra.
Concebida a partir de dados científicos, mapas, gráficos e textos de filósofos, antropólogos e cientistas, a mostra propõe relações com o intuito de trazer o debate para as instituições e o público sobre o iminente colapso que a mudança do regime climático produzirá em nossa sociedade.
As visitas serão mediadas por uma arte-educadora, de modo que os temas abordados pela Exposição possibilitarão uma correlação com os conteúdos ministrados em sala de aula, tais como mudança climática, visão decolonial e epistemologias ancestrais.
Oficina de Cerâmica Kaingang com a artista Rayane Kaingang
A abertura ocorre no dia 5 de julho, sábado, das 14h às 17h, com a presença da artista Rayane Kaingang, que ofertará uma Oficina de Cerâmica Kaingang. A atividade propõe um mergulho em um universo em que a Terra conta histórias e as mãos se tornam ferramentas de conexão com nossos ancestrais.
Rayane guiará este caminho em que tradições passadas de geração em geração serão resgatadas. Também abordará sobre o significado espiritual e cultural da cerâmica para o nosso povo e explicará o simbolismo por trás dos padrões e formas que decoram nossas peças. “Esta oficina não é apenas sobre cerâmica, mas sobre respeito, aprendizado e celebração daquilo que nos conecta como seres humanos. Bem-vindo à experiência!”, convida a artista.
Serão 20 vagas ofertadas e a inscrição poderá ser realizada por meio do seguinte link:
https://forms.gle/vQT1t1aiFwCdx7cp8.
A Galeria de Artes de Marília fica localizada na Av. Sampaio Vidal, 245. Centro, piso térreo.
Serviço
Exposição: “A Carne de Gaia”
Artista: Beá Meira
Artistas convidadas: Claudia Baré, Larissa Ye’pa e Rayane Kaingang
Curadoria: Susana Oliveira Dias
Oficina de Cerâmica Kaingang: 05/07, das 14h às 17h
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h; segundas e sábados, das 13h às 17h.
Período: 05/07 a 09/08 | Classificação: Livre | Entrada gratuita
Local: Galeria de Artes (Av. Sampaio Vidal, 245, Térreo)
Fotos: Divulgação