Capacitação reforça o compromisso com a proteção de dados públicos e a continuidade dos serviços à população
Na última segunda-feira (30/06), à tarde, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI), realizou o curso “Segurança Digital na Gestão Pública”, voltado a gestores e servidores de diferentes áreas da administração.
A capacitação, no auditório da STI, teve como foco conscientizar os servidores municipais sobre os principais riscos digitais e atualizar sobre práticas de proteção de dados no ambiente público.
O conteúdo do curso abordou uma realidade preocupante: o Brasil registrou mais de 700 milhões de tentativas de ataques cibernéticos em apenas 12 meses, e já figura entre os cinco países mais atingidos por ransomware, um tipo de vírus que sequestra dados e exige pagamento para liberá-los.
Nos últimos anos, diversas prefeituras enfrentaram sérios problemas por conta de ataques cibernéticos. Em cidades como São José do Rio Preto, Taubaté, Limeira, Pirajuí e Ponta Grossa (PR), os sistemas municipais foram invadidos, resultando em paralisação de serviços, indisponibilidade de documentos, vazamento de informações e até interrupção de atendimentos essenciais à população.
“Esses ataques demonstram como a ausência de medidas de segurança digital pode trazer prejuízos financeiros, comprometer a imagem institucional e, o mais grave, afetar diretamente o cidadão que depende do bom funcionamento dos serviços públicos”, destaca o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Ramos dos Santos.
Dados Valiosos – Durante o curso, os participantes aprenderam sobre: Mecanismos de proteção como proxy, firewall, backup de dados e criptografia HTTPS; Golpes comuns como phishing (fraudes por e-mail); e Engenharia social, que exploram a confiança das pessoas para roubar informações, entre outros.
“Hoje, os dados públicos são tão valiosos quanto os recursos físicos da Prefeitura. Proteger essas informações é uma responsabilidade de todos os servidores. Por isso, essa capacitação não é apenas um diferencial — é uma necessidade. Queremos garantir não só a continuidade dos serviços públicos, mas também a confiança da população mariliense nas ações da gestão”, afirma Rodrigo Ramos.
Confira abaixo algumas dicas importantes para a Segurança Digital:
1. Use senhas fortes e diferentes
Evite datas de aniversário ou nomes simples. Combine letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos;
2. Cuidado com e-mails suspeitos
Desconfie de mensagens urgentes, links encurtados e anexos inesperados, mesmo que pareçam vir de colegas;
3. Nunca compartilhe suas senhas
Senhas são pessoais e intransferíveis!
4. Faça backup regularmente
Armazene informações importantes em locais seguros. Em caso de ataque, isso pode salvar todo o trabalho;
5. Prefira sempre sites com “https”
O “S” de seguro significa que seus dados estão criptografados;
“A nossa Secretaria de Tecnologia e Inovação vai continuar promovendo ações de capacitação e reforçando os sistemas de proteção da Prefeitura, para que Marília siga avançando com segurança, eficiência e inovação”, finaliza Rodrigo Ramos.
Fotos: Divulgação