Também foi distribuído material gráfico para divulgação do programa nas Unidades de Saúde e nas Escolas Municipais
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto, a terceira reunião da Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) com representantes das secretarias de Educação, Saúde e coordenação do Cadastro Único e Bolsa Família. A reunião contou com a participação da secretária Hélide Maria Parrera, em conjunto com as coordenadoras do PBF, Débora e do CadÚnico, Ângela, tendo por objetivo intensificar a parceria entre as secretarias levar orientações essenciais aos usuários do SUAS – Serviço Único de Assistência Social.
Durante o encontro, foram repassadas informações fundamentais sobre o Programa Bolsa Família, especialmente as condicionalidades necessárias para a permanência na iniciativa social, como frequência escolar, acompanhamento de saúde e pesagem das crianças e gestantes e atualização periódica do Cadastro Único.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, cujo objetivo é garantir os direitos fundamentais mínimos à pessoa em estado de vulnerabilidade socioeconômica e reduzir a pobreza das famílias beneficiárias, assegurando o acesso básico aos direitos sociais vinculados à saúde, à alimentação, à educação e à assistência social. A gestão do programa é feita em âmbito nacional pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O acesso à política social Bolsa Família ocorre por meio de inscrição no Cadastro Único, que serve como a porta de entrada para diversos programas sociais oferecidos pelo governo federal.
Apesar da ampla divulgação realizada pelo MDS, muitas famílias em situação vulnerabilidade social e beneficiadas pelo programa desconhecem a importância do cumprimento das condicionalidades, cujo descumprimento pode levar à suspensão e até mesmo à perda do benefício.
Na oportunidade, foi realizada entrega de material gráfico de divulgação do PBF pela secretária Hélide para as representantes da Saúde e da Educação, para que seja distribuído nas Unidades de Saúde e nas Escolas Municipais, ampliando o alcance das informações. As reuniões intersetoriais contribuem para o fortalecimento das ações do PBF e para o cumprimento das condicionalidades pelos beneficiários do município.
Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera “essas exigências sobre o cumprimento das condicionalidades são essenciais para garantir o recebimento dos benefícios e, principalmente, para fortalecer a qualidade de vida das famílias, promovendo o desenvolvimento social, educacional e de saúde, pois é muito importante que os usuários estejam bem informados sobre seus direitos e deveres em relação ao benefício que recebem. Isso fortalece a política pública e contribui para o desenvolvimento da sociedade,” concluiu.
Participaram da reunião pela Saúde: Ivana de Oliveira Costa, Luana Fernanda Aparecida Pinto Brandão e Mariclaudia Damasceno Ribeiro; pela Educação: Eliana Fernandes da Silva Claro e Izadora Maleski Serrano; pela Assistência Social: Débora Cristina Lopes Brito (Programa Bolsa Família) e Angela Maria Suplício Cruz (CadÚnico).
A Prefeitura de Marília segue comprometida em garantir que os beneficiários do Bolsa Família estejam sempre bem informados, fortalecendo os vínculos comunitários e assegurando que os direitos sociais cheguem a quem mais precisa.
Fotos: Divulgação