Atividades começaram na região Leste da cidade com o objetivo de acolher propostas e sugestões para a construção de políticas públicas mais justas e resolutivas
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e em parceria com o Conselho Municipal da Saúde (COMUS), deu início na noite de quarta-feira (6) aos trabalhos da pré-Conferência Municipal da Saúde.
O primeiro encontro entre representantes da sociedade civil e gestores públicos foi realizado no Centro Comunitário São Vicente de Paulo, no Jardim Aeroporto, zona Leste da cidade, e acolheu propostas da população para os eixos temáticos da XII Conferência Municipal de Saúde, que será promovida entre os dias 29 e 30 de agosto, no Anfiteatro da Reitoria da Universidade de Marília (Unimar).
Durante o primeiro encontro na região Leste foram debatidos os temas estabelecidos para a XII Conferência, sendo eles: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Controle Social e Políticas Públicas em Saúde.
“A atividade teve como objetivo acolher as propostas da população, valorizando suas vivências e sugestões para a construção de políticas públicas de saúde mais justas e resolutivas. As propostas levantadas serão sistematizadas e levadas à etapa municipal, onde contribuirão diretamente para a definição das diretrizes e propostas que vão complementar a saúde do município nos próximos anos”, comenta a enfermeira e responsável pela Atenção Primária à Saúde, Vivian Martinelli Funai.
Mais três etapas da pré-Conferência da Saúde de Marília serão realizadas nas seguintes datas e regiões do município: na Zona Oeste – dia 11/08 (segunda-feira) – das 19h às 21h – na EMEF Prof. Nelson Gabaldi - Rua Amador Bueno -1165 - Conjunto Habitacional Comerciários II; na Zona Norte – dia 13/08 (quarta-feira) – das 19h às 21h - EMEI Primavera - Rua Antônio Spressão, 454 - Parque das Nações; e na Zona Sul - dia 15/08 (sexta-feira) – das 19h às 21h – Centro Comunitário do Costa e Silva - Rua Geraldo Berriel – 371 – Bairro Costa e Silva.
“A participação da comunidade é fundamental para garantir que o SUS (Sistema Único de Saúde) atenda às reais necessidades da população. Participe dos próximos encontros, leve suas propostas e ajude a construir, de forma democrática e coletiva, o futuro da saúde pública em Marília”, afirma a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
SUS QUE QUEREMOS PARA MARÍLIA
A abertura oficial da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Marília com o tema: “35 Anos do SUS – SUS que queremos para Marília” está programada para o dia 29 de agosto, às 19h, no Anfiteatro da Reitoria da Universidade de Marília – Unimar.
A plenária será realizada no dia 30 de agosto, das 8h às 17h – no Anfiteatro da Reitoria e no Bloco 3 da Unimar - salas 305, 307, 310, 312 e 313.
Entre os objetivos definidos para a 12ª Conferência, estão:
- Avaliar a Política Nacional de Assistência em Saúde nos 35 anos de SUS no Município, Estado e União e reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano;
- Propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – SUS no Município, Estado e União;
- Levar os participantes a exercitar a corresponsabilidade na formação das políticas públicas;
- Coletar Propostas para que a Política avance, vencendo os retrocessos;
- Fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, com ampla representação da sociedade, construir diretrizes do Plano Plurianual de Saúde – PPA do Município para os anos de 2026 a 2029
“A abordagem dos temas de cada eixo tem a finalidade de orientar os participantes quanto aos conteúdos e proporcionar espaços de diálogo visando a análise da situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da nossa Secretaria e, propositivamente, indicar as possíveis soluções para os desafios apresentados e deliberações nas Plenárias Temáticas por Eixo compondo o Relatório Final da XII Conferência Municipal de Saúde de Marília”, ressalta a presidente do COMUS, Tereza Aparecida Machado.
Fotos: Divulgação