Espaço foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (11) no Colégio Realize Mais, no bairro Banzato, zona Leste
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou na manhã desta segunda-feira (11) a 17ª Sala de Amamentação da Rede de Educação, a primeira numa escola particular do município.
Esta 15ª Sala de Amamentação, denominada Porto Seguro do Amor, interligada com o Banco de Leite Humano e Ambulatório Municipal de Aleitamento Materno, está localizada no Colégio Realize Mais, localizado na avenida Cristo Rei, no bairro Banzato, zona Leste da cidade, que pertence ao Grupo Educacional Esquema Único.
Marília é pioneira mundial em salas de amamentação na Rede Municipal de Ensino, sendo que há atualmente 14 espaços destes nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil).
A solenidade de inauguração, que faz parte da programação do Agosto Dourado, reuniu a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, que representou o prefeito Vinicius Camarinha; a supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues; e a mantenedora do Colégio Realize, Rogéria Duarte; entre outras autoridades; além de mães que estão amamentando.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, parabenizou o Colégio Realize Mais por aderir à sala de amamentação. “Para nós é uma alegria muito grande inaugurar mais uma sala de amamentação e a primeira na rede particular. Só temos que agradecer e parabenizar o Colégio Realize Mais por essa iniciativa. Estamos no Agosto Dourado, que é o mês de incentivo ao aleitamento materno, e nada melhor do que ampliarmos esse projeto, com a abertura de mais uma sala de amamentação.”
A enfermeira Sandra Domingues destacou a importância de mais uma sala de amamentação. “Assim como nas escolas de educação infantil pública de Marília há também sensibilidade, envolvimento e iniciativa de implantação de Salas de Apoio à Amamentação nas escolas privadas, para que as mães continuem amamentando seus bebês mesmo retornando ao trabalho. Isto reforça a continuidade do aleitamento materno e promove maior segurança e bem-estar à mãe, fortalecendo o elo entre a família e a escola. Em Marília, o Banco de Leite Humano e Ambulatório Municipal de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde tem investido esforços para motivar e implantar Salas de Apoio a Amamentação em todas as escolas de educação infantil, públicas ou privadas, bem como nas grandes empresas. Agradeço à Rogéria, do Colégio Realize Mais, por abrir esse espaço e em breve vamos inaugurar também a sala de amamentação na Escola Tia Marta.”
A mantenedora do Colégio Realize Mais, Rogéria Duarte, disse que a sala de amamentação Porto Seguro do Amor é um sonho que está sendo realizado. “Ter essa sala de amamentação para nós é o certificado que estamos no caminho certo, pois primamos pela qualidade do bebê na escola. E isso só é possível se a mãe se sentir segura. Com a sala de amamentação, a mãe tem essa segurança e terá acesso para amamentar seu filho no horário que ela quiser. Agradeço à secretária Dra. Paloma e à enfermeira Sandra Domingues por nos proporcionar essa condição de estarmos transformando esse sonho em realidade.”
Fotos: Divulgação