Diversas ações estão programadas durante o mês, conscientizando a todos sobre a importância dessa doação
A Campanha Setembro Verde, que tem como objetivo principal o incentivo à doação de órgãos, foi aberta oficialmente no final da manhã desta terça-feira (09), no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal).
A solenidade contou com as presenças da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, que representou o prefeito em exercício Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo da Saúde.
Estiveram presentes também a gestora da APS (Atenção Primária à Saúde), enfermeira Vivian Martinelli Funai; a representante do Núcleo Saúde do Adulto, enfermeira Deborah Aldin Fontalva; e o coordenador da equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HCFAMEMA, Dr. Renato Tambelli, que explicou como é feita toda a logística para a captação de órgãos.
A cerimônia teve ainda a exibição de um vídeo, produzido pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde, destacando a importância da doação de órgãos; e o testemunho emocionante da mãe Ana Paula Costa Guedes, que autorizou a doação do coração da filha Bárbara, falecida num acidente de moto em 2020, quando tinha 25 anos de idade – a mãe recebeu uma homenagem com certificado e flor, entregues pela nutricionista Juliana Teixeira.
Diversas ações estão programadas durante todo mês voltadas à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e ao gesto de salvar vidas por meio dessa prática tão valiosa.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, agradeceu o apoio à campanha. “Agradeço imensamente a presença e o comprometimento de todos nessa causa tão nobre. Que possamos transformar essa conscientização em ações concretas de apoio, informação e solidariedade. E convido a todos para participarem das ações do Setembro Verde.”
O presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, disse que o Legislativo será parceiro nas ações do Setembro Verde. “Parabenizo a Dra. Paloma e toda a sua equipe por mais essa campanha, que tem uma importância fundamental para salvar vidas. A Câmara Municipal apoia e está à disposição para colaborar. Juntos poderemos conscientizar mais pessoas a serem doadoras de órgãos e, consequentemente, salvar um número cada vez maior de vidas.”
PROGRAMAÇÃO
Depois da abertura oficial da campanha, já há outras ações do Setembro Verde programadas: dia 16, das 9h às 12h, na Ilha próxima à Galeria Atenas, acontecerá um pedágio sobre a sensibilização do tema; dia 23 será o DIA D de Conscientização sobre Doação de Órgãos com ação acontecendo nas UBSs e USFs e divulgação em escolas, supermercados e outros serviços de saúde; dia 27 é o Dia Nacional da Doação de Órgãos, com o lançamento de vídeo em mídias sociais; e dia 28, a partir das 15h, no Bosque Municipal, palestra sobre o tema, durante o evento Domingo no Bosque.
Foto: Divulgação