Cerimônia sobre a conscientização da importância da prevenção de doenças cardiovasculares será às 11h no auditório do Paço Municipal
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá nesta sexta-feira (12), às 11h, no auditório do gabinete (2º andar do Paço Municipal), a abertura oficial da Campanha Setembro Vermelho, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A cerimônia vai reunir diversas autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo da Saúde; a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio; a gestora da APS (Atenção Primária à Saúde), enfermeira Vivian Martinelli Funai; a representante do Núcleo Saúde do Adulto, enfermeira Deborah Aldin; e o médico cardiologista, Dr. André dos Santos Moro.
Durante o mês serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização sobre a importância de cuidar da saúde cardiovascular, adotando hábitos saudáveis, prevenindo fatores de risco e buscando informação e apoio sempre que necessário.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, disse que o Setembro Vermelho faz um alerta às pessoas para a necessidade de se ter hábitos saudáveis.
“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. E o Setembro Vermelho vai promover a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, controle do peso, do tabagismo, da pressão arterial e do colesterol, além da realização de exames cardíacos de rotina. Durante todo o mês teremos ações nesse sentido, procurando conscientizar as pessoas da necessidade de cuidar da saúde cardiovascular”, afirmou Paloma Libanio.
É importante ressaltar que a cada 90 segundos uma pessoa morre por problemas cardiovasculares no Brasil - são quase 400 mil mortes por ano.
PROGRAMAÇÃO
Além da abertura oficial nesta sexta (12), a Campanha Setembro Vermelho terá outras ações, como o Dia D com ações nas indústrias e no setor de serviços no dia 18; para dia 25, o Dia D marca um pedágio na chamada Ilha da rua 9 de Julho, próxima à Galeria Atenas; e o encerramento da programação acontecerá dia 28, a partir das 15h, no Bosque Municipal, integrando a programação do Domingo no Bosque.
Fotos: Divulgação