Solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta (12) no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, abriu oficialmente na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do gabinete (2º andar do Paço Municipal), a Campanha Setembro Vermelho, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no Brasil e no mundo.
A solenidade contou com as presenças da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio; que representou o prefeito em exercício, Rogério Alexandre da Graça (Rogerinho); da gestora da APS (Atenção Primária à Saúde), enfermeira Vivian Martinelli Funai; da gestora do Núcleo Saúde do Adulto, enfermeira Deborah Aldin; e do médico cardiologista, Dr. André dos Santos Moro.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, disse que é mais uma campanha importante desse mês. “Já promovemos o Setembro Amarelo, que é a prevenção ao suicídio; o Setembro Verde, que conscientiza sobre a importância da doação de órgãos; e agora o Setembro Vermelho, que também tem uma importância muito grande, pois alerta às pessoas sobre a necessidade de se ter hábitos saudáveis e, assim, cuidar da saúde cardiovascular. Teremos durante o mês ações nesse sentido.”
Já o médico cardiologista Dr. André Moro lembrou que investir na melhora da qualidade de vida é fundamental para evitar doenças cardiovasculares. “O Setembro Vermelho tem esse objetivo de incentivar a população a ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e fazer o controle do peso, da pressão arterial e do colesterol, entre outras medidas para evitar essas doenças. Parabenizo a todos que estão envolvidos no Setembro Vermelho e todas essas atitudes são fundamentais para se ter uma população mais saudável e evitar futuramente as doenças cardiovasculares.”
PROGRAMAÇÃO
Após a abertura oficial nesta sexta (12), a Campanha Setembro Vermelho terá outras ações, como o Dia D com ações nas indústrias e no setor de serviços no dia 18; para dia 25, o Dia D marca um pedágio na chamada Ilha da rua 9 de Julho, próxima à Galeria Atenas; e o encerramento da programação acontecerá dia 28, a partir das 15h, no Bosque Municipal, integrando a programação do Domingo no Bosque.
Durante o mês serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização sobre a importância de cuidar da saúde cardiovascular, adotando hábitos saudáveis, prevenindo fatores de risco e buscando informação e apoio sempre que necessário.
Fotos: Divulgação